quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SENTO-SÉ: O PT E O COMBATE A CORRUPÇÃO...

O Partido dos Trabalhadores tem convivido com casos de corrupção, seja como combatente ou como vítima dela: como combatente pela sua histórica trajetória; e como vítima quando teve alguns dos seus envolvidos em casos, principalmente de repercussão nacional e que contou com o tratamento exagerado da mídia burguesa capitalista.

Eu decidi fazer essa matéria para mostrar que o PT tem tradição de defesa da ética, combate corrupção mesmo que às vezes tenha que, como disse o companheiro LULA, “cortar na própria carne”.

O PT representado pela sua maior figura política participou como presidente da República da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, composta de 71 artigos (...), é o maior texto juridicamente vinculante de luta contra a corrupção. A Convenção foi assinada em 09 de dezembro de 2003, na cidade de Mérida no México. No Brasil, a Convenção das Nações Unidas contra Corrupção foi ratificada pelo Decreto Legislativo nº 348, de 18 de maio de 2005, e promulgada pelo Decreto Presidencial nº 5.687, de 31 de janeiro de 2006. Graça ao PT no governo.

Assumindo na prática o compromisso contra a corrupção os governos petistas de LULA e DILMA, deixa claro suas medidas de combate a esse mau: O ministro baiano da Controladoria Geral da União Jorge Hage em entrevista no programa Roda Viva da TV Cultura, afirmou: “O Brasil já na era Lula contribuiu para o Ministério Público e a Polícia Federal, passasse a cumprir melhor seus distintos papéis de investigação, por que antes, mesmo já sento instrumentos do Estado, atuavam sobre o controle ilegal de pessoas que detinham o poder”. A CGU foi criada no primeiro governo de LULA e tem uma sala que faz constantemente rastreamento dos recursos destinados aos outros entes federados, Estados e Municípios.

Dos onze ministros que compõem o Supremo, sete foram nomeados por LULA e DILMA. Isso coincide com decisões mais independestes e coerentes da Justiça. Duvido que alguém conheça um período de maior investigação e punição a políticos corruptos na história brasileira.

“A corrupção não é um fenômeno que ocorre de forma isolada no Brasil, tão pouco é característica da cultura brasileira. Com a intensificação das relações internacionais e o fortalecimento da globalização, o problema atingiu escala mundial. Diante disso, para maximizar as ações de prevenção e combate à corrupção e acompanhar a evolução da sociedade internacional no combate a esse mal, o Governo Brasileiro vem ampliando e fortalecendo sua relação com outros países, visando à cooperação e à integração na prevenção e combate à corrupção” (fonte: texto sobre a convenção).

A corrupção tem origem da ideologia do Capitalismo – do Sistema Político de Direita. Por isso que o principal partido de representação capitalista, (PSDB) tem o maior número de políticos atingidos pela Lei da Ficha Limpa e seus escândalos somam os maiores valores de desvio do dinheiro público, mesmo tendo governado o Brasil, “controlando” os órgãos públicos de fiscalização e punição.

Aqui em Sento-Sé, por exemplo, o PT é o partido político com maior história de luta de combate a corrupção e defesa das políticas publicas. E é por isso que quando alguém faz qualquer comentário crítico contra o PT sente vergonha de si identificar – como se estivesse defendendo indiretamente um dos maiores exemplos de política de direita de um município brasileiro, como Sento-Sé, onde a pessoalidade e o egoísmo abrem os cofres públicos e os indicadores sociais denunciam como a corrupção faz tanto MAL a coletividade...


Sento-Sé, 11 de fevereiro de 201.

Por: Laurenço Aguiar
Militante socialista e esquerda do PT

BALANÇO DO CARNAVAL 2013 EM SAÚDE, SEGURANÇA, TURISMO E CULTURA

Um comentário:

  1. SENTO SÉ ESTARÁ LIVRE DE GESTORES COMO EDNALDO DOS SANTOS BARROS E JUVENILSON PASSOS DOS SANTOS. JÁ FORAM TARDE!

    ResponderExcluir