De acordo com a formadora Carla Teófilo agora é a hora dos profissionais envolvidos colocarem em prática todo conhecimento adquirido nos eixos: DST, HIV e Hepatites Virais; Bullying, Preconceito e Homofobia; Álcool, Drogas e Violência. “Eles receberam essas formações no segundo semestre de 2012. Então, esse ano precisam levar os temas para as escolas e trabalhá-los com as crianças e adolescentes”, explicou.
A equipe do PSE acredita que todos os agentes educadores das unidades de ensino precisam estar preparados para lidar com assuntos delicados e não só os professores, por isso, investe na formação para diversos níveis. “Educação não se faz apenas com docentes. Do porteiro à faxineira, coordenador, diretor, todos devem se envolver nesse processo”, defende Carla.
Sobre as dúvidas que ainda restam quanto aos temas abordados, a assistente social destacou que o apoio das secretarias de Educação e Saúde, bem como o dia a dia serão conselheiros. “Trabalharemos em conjunto e daremos todo o suporte necessário, pois sabemos que são temas delicados, que precisam ser contextualizados e massificados”, complementou.
Ainda na oportunidade, os membros da equipe do PSE desejaram boas vindas aos presentes e destacaram mais uma vez a importância do trabalho em equipe. “Essa é mais uma ação intersetorial, que depende do esforço de cada um de nós. Se nos mantivermos firmes e unidos conseguiremos, mais uma vez, bons resultados”, acrescentou a técnica educacional do Núcleo de Apoio Psicossocial à Escola (NAPSE), Rozineia Rodrigues de Oliveira.
No que depender da articuladora Aneilda Alves, do programa Mais Educação do Projeto Curaçá – NHIII / Itamotinga, por exemplo, o repasse será bem feito. “Achei as formações muito boas e pretendo trabalhar na minha escola principalmente a questão do bullying e gravidez na adolescência. Acho que eu posso ajudar sim e já estou ansiosa para começar”, afirmou.
Dados do programa
O programa contempla crianças e adolescentes de 05 a 19 anos das escolas da Rede Municipal com ações de prevenção e promoção à Saúde. O Termo de Adesão ao PSE em Juazeiro foi assinado em novembro de 2011. As atividades iniciaram em março de 2012, com a Semana de Saúde na escola, e continuaram durante todo o ano com palestras educativas, formação dos educadores e avaliações da saúde dos estudantes. Até o momento, o programa atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário