Antes de começar a atuar no mercado de trabalho, estudantes da rede estadual de ensino que se inscrevem no programa são capacitados e conhecem toda a estrutura organizacional de uma empresa pública. Criado em 2008, pelo Decreto nº 11.139, que regulamenta a contratação de jovens, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o Mais Futuro possibilita a formação técnico-profissional e inserção no mercado.
Segundo o chefe de gabinete da Saeb, Edelvino Góes, a parceria com as Voluntárias Sociais deu tão certo que, já neste primeiro semestre, o programa será interiorizado, com o banco de aprendizes funcionando nas principais cidades da Bahia, começando por Feira de Santana. “Iniciamos com 150 aprendizes e hoje já temos 1.400 jovens atuando nos órgãos públicos, o que caracteriza a consolidação das políticas públicas do estado”.
Inclusão social
Para o procurador geral Rui Cruz, a parceria com as Voluntárias foi fundamental, salientando que a passagem dos jovens pela PGE vai despertar o interesse pelo ingresso no serviço público. Rafael de Melo Borges, 23 anos, ficou emocionado ao receber o certificado. “Sei que aprendi e estou capacitado para trabalhar em qualquer lugar”.
A presidente das Voluntárias Sociais, Fátima Mendonça, foi representada pela diretora operacional, Tânia Lessa, que ressaltou o foco da instituição na inclusão social. Participaram ainda do evento a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, Joana Costa Pinheiro, a coordenadora Pedagógica das Voluntárias, Rita de Cássia Rios Simões, e o diretor geral da PGE, Antonio Ramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário