quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Petrolina tem serviço de atenção domiciliar

No intuito de oferecer atendimento domiciliar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza para a população, o Programa Melhor em Casa. O município conta com duas equipes multiprofissionais e mais uma equipe de apoio, que presta assistência ao usuário dentro da sua residência. Desde a implantação do programa, em abril do ano passado, 212 pacientes já foram atendidos. Atualmente, 46 estão em atenção domiciliar.

O Melhor em Casa, também chamado de Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), tem como objetivo proporcionar aos usuários, um serviço complementar à internação hospitalar. O SAD oferece um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças, e reabilitação em domicílio, garantindo a continuidade dos cuidados prestados na unidade hospitalar, a partir da integração com as redes de atenção à saúde, tanto na atenção básica, como na média ou alta complexidade.

“Nossos profissionais atendem aos chamados dos principais hospitais da cidade e das Unidades de Saúde da Família. Os pacientes são cadastrados de acordo com os critérios do Melhor em Casa, para que recebam os cuidados necessários, respeitando a evolução do seu quadro clínico”, explica a coordenadora do programa, Cecília Carvalho. Petrolina conta com duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD), compostas por médico, enfermeiros, assistente social, auxiliares e técnicos de enfermagem, e ainda uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), formada por um fisioterapeuta, um psicólogo e um nutricionista.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Lucia Giesta, o programa possibilita aos usuários, um atendimento humanizado, em casa e perto da família. “É comprovado que a presença da família durante o tratamento contribui para a recuperação do paciente. O Melhor em Casa foi uma iniciativa pensada para facilitar o restabelecimento desse usuário, oferecendo as condições para que ele continue o seu acompanhamento médico e terapêutico, perto dos seus entes queridos”.


Alinne Torres
Assessoria de Comunicação - PMP

HRJ REALIZA PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DE MEDICINA E ENFERMAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário