sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Juazeiro - Seminário apresenta propostas para áreas de Saúde Mental e Maternoinfantil

Aconteceu nesta quinta-feira, dia 21, o Encontro Devolutivo da Pesquisa sobre Trajetórias de Cuidados em Saúde no Município de Juazeiro: Construção da Integralidade nas áreas Saúde Mental e Maternoinfantil. O evento foi realizado no Complexo Multieventos da Univasf (campus Juazeiro) e reuniu profissionais da Atenção Básica, SAMU, Maternidade, além de outros gestores e supervisores da rede de saúde.

Também compareceram ao Seminário de Devolutiva representantes da Pastoral da Mulher, CIAM, Conselho Municipal da Saúde, residentes e estudantes de Psicologia da Univasf e o secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia.

O encontro teve como objetivo principal apresentar alguns resultados e dados do estudo desenvolvido de abril a dezembro de 2012 por residentes em Saúde da Família da Univasf e profissionais da Rede de Saúde de Juazeiro em parceria com os usuários, gestores e trabalhadores. A pesquisa foi conduzida pela coordenadora do Laboratório de Pesquisas sobre Práticas de Integralidade – Lappis, Roseni Pinheiro e pelo Enfermeiro Cláudio Claudino da Silva Filho.

Para o secretário da Saúde de Juazeiro, Cássio Garcia, falar de integralidade é importante e um desafio para o SUS. “Mesmo diante das dificuldades é necessário refletir e promover estudos para garantir melhorias no acesso do usuário ao serviço, acolhendo da forma correta e qualificando os atendimentos e as equipes. É importante que a rede continue sendo construída e melhor estruturada e este espaço criado através da pesquisa junto com a sociedade pode render bons frutos para que a assistência em saúde fique mais qualificada. É bom poder contribuir de forma fortalecida junto a outros parceiros e espero que tenhamos respostas as necessidades da população”, ressaltou.

Representando a coordenadora do Lappis, Roseni Pinheiro, uma dos membros do Lappis, Tatiana Coelho Lopes, do Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte-MG), frisou a importância desta luta para as melhorias nas áreas de Saúde Mental e Maternoinfantil. “Através da pesquisa podemos ter uma ideia de como o usuário está sendo recebido e mapear trajetórias assistenciais melhorando os cuidados e os acessos aos atendimentos. Este processo está sendo importante para o Lappis que adquire novos parceiros a nível nacional, além de ser um momento de desenvolvimento da Educação Permanente na rede de saúde em Juazeiro. O estudo também traz visibilidade e abre novos espaços de discussão e mudanças”, argumentou.

Para Jorge Brandão, presente no evento representando o Conselho Municipal de Saúde, a educação e a informação são sempre importantes. “Com mais conhecimentos podemos despertar novos rumos, qualificar os cuidados e saber qual a porta que deve ser aberta para garantir mais qualidade de vida para as pessoas. A pesquisa é importante tanto para o gestor como para a comunidade quando ouvida”, afirmou.

A coordenadora da Pastoral da Mulher, Fernanda Lins, aproveitou o momento para parabenizar a iniciativa da prefeitura e dos parceiros. “No inicio fiquei receosa quando recebi a visita dos pesquisadores porque geralmente as pesquisas nunca trazem resultados exatos e positivos. Desta vez pude notar o real interesse no andamento do estudo que visa buscar novas políticas públicas para melhorar os serviços. Um trabalho desses a Pastoral da Mulher abraça porque está vendo um processo de discussão sério, com propostas e boa metodologia”, disse.

O encontro foi encerrado com a formação de grupos de discussão para lançamento das propostas e trajetórias nas áreas de Saúde Mental e Maternoinfantil. Algumas das propostas lançadas foram: criação de espaço de diálogo entre a rede hospitalar e a atenção básica, aperfeiçoamento do Plano de Educação Permanente para garantir que todos profissionais sejam qualificados e a criação de Conselhos Locais nos principais bairros da cidade.

O projeto está sendo construído pela Rede Multicentrica de Pesquisa LAPPIS da UERJ/IMS, UNIVASF e Secretaria da Saúde de Juazeiro, através dos Núcleos de Humanização e Educação Permanente e Prevenção à Violência e Cultura de Paz. A parceria foi oficializada em janeiro do ano passado, após assinatura do Termo de Compromisso pelo prefeito Isaac Carvalho, que está oferecendo total apoio ao desenvolvimento deste e de outros projetos semelhantes na cidade.

Por Vânia Castro/Sesau

Sobradinho - Polícia Militar desencadeia Operação “Pente Fino”

Nenhum comentário:

Postar um comentário