terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Juazeiro - Prefeito e secretário acompanham primeiro dia de aula na Escola de Educação Infantil Nailde Souza Costa

Com o objetivo de acolher, acompanhar e informar os pais quanto ao funcionamento da Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, inaugurada na noite desta segunda-feira (25), o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Educação e Esportes, Clériston Andrade, e a Diretora de Educação Infantil, Miranery Amorim, participaram logo cedo de uma reunião marcada pela direção da unidade de ensino.

Durante o encontro foi apresentada toda a estrutura, repassados horários, rotina e explicado todo o funcionamento da EMEI. “Esse ano a escola irá atender 240 crianças de 1 a 5 anos. Abaixo de 0 apenas em 2014 por conta das matrículas. A creche, como é chamada, atende até os 3 anos e a pré-escola dos 4 aos 5. Os alunos do período parcial ficam na creche das 7h30 às 11h30 e as crianças do período integral até às 15h30. Aqui eles terão espaços e horários para o banho, descanso, refeições, atividades educativas e lazer”, esclareceu Miranery.

De acordo com informações da diretoria as turmas de Educação Infantil I terão 12 alunos atendidos por um professor e um auxiliar, em um espaço que possui sala de atividades, de repouso e banheiros. O Infantil II conta com a mesma equipe de profissionais e estrutura física, incluindo um solário para atender 16 crianças. O Infantil III, IV e V, que atenderão de 20 a 25 alunos em cada turma, seguem o mesmo padrão de educadores e uma estrutura que dispõe de salas de aula, atividades e solário. O restante do ambiente como laboratório de informática, biblioteca, playground, refeitório, pátio e demais instalações são comuns a todos.

“Esse novo equipamento público é motivo de muito orgulho para nós que fazemos a educação infantil. Por isso queremos que vocês que são pais também se apropriem dessa obra, que traz os recursos necessários para o desenvolvimento de uma educação de qualidade. A estrutura física está impecável, os educadores preparados e agora só precisamos da colaboração da comunidade para fazer com que tudo dê certo”, disse Miranery ao chamar os pais para participar do dia a dia da escola.

O prefeito Isaac Carvalho também foi incisivo no convite. “Os pais precisam participar ativamente para, inclusive, descobrir as virtudes e dificuldades dos filhos. Dialoguem com a escola, não fiquem com dúvidas e, principalmente entendam que a educação infantil é quem prepara a criança para um futuro bem mais promissor”. Na oportunidade, o gestor também fez alguns destaques sobre a obra. “Essa é uma estrutura padrão do governo federal, que conta com a contrapartida do município. Para melhor atendê-los ainda faremos alguns acréscimos como a cobertura do anfiteatro, que não estava dentro do projeto inicial. Também climatizamos todas as salas, sendo esta a 21ª escola do município com ar condicionado”.

Segundo Clériston Andrade muitos pais têm tirado filhos da escola particular para a pública. “Foi assim com a Escola de Tempo Integral, agora com a EMEI Nailde Costa, entre outros exemplos. Isso significa que a sociedade já reconhece os grandes avanços feitos na educação pública de Juazeiro”. Afirmativa essa ratificada por Edinete Vieira, natural do Piauí. “Cheguei a Juazeiro em 2012 e esse ano minha filha vai estudar aqui na Nailde Costa. Posso dizer que lá em Teresina eu nunca vi uma escola como essa. Só vi algo assim em filme da televisão”, revelou.

A mãe Ícara dos Santos fez questão de comparecer ao primeiro dia de aula e ficar para a adaptação. “Estou maravilhada. Gostei de tudo, da cozinha ao banheiro, das salas de aula aos berçários. Estou feliz de ter essa oportunidade de deixar minha filha aqui, pois sou viúva, pago aluguel e sei o esforço que faço para criá-la. Nesse primeiro dia pensei até que ela iria chorar ou ter alguma dificuldade, mas pelo contrário. Ela gostou tanto que nem ligou muito para mim. Mas, fico tranquila pois sei que ela estará em boas mãos”.

Sobradinho - SME realiza Jornada Pedagógica 2013‏

Nenhum comentário:

Postar um comentário