quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Educação em Petrolina impulsiona melhora no índice FIRJAM

O município de Petrolina ocupa a nona posição no ranking Estadual nas categorias emprego, renda, educação e saúde. É o que aponta o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que analisa e acompanha o desenvolvimento de mais de cinco mil cidades brasileiras de acordo com estatísticas públicas oficiais dos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. A partir dos resultados divulgados, tendo como base o ano de 2010, Petrolina deu um salto nas categorias analisadas saindo de 0,7065 para 0,7225. Além disso, o estudo assinala que o município conseguiu ultrapassar 95 posições no ranking nacional passando da 1372ª posição para 1277ª, sendo que a Educação foi o indicador que mais evoluiu de 0,6977 para 0,7188.

Como o Firjan avalia os resultados tendo como base também políticas específicas adotadas pelas cidades, uma das iniciativas desenvolvidas pelo governo municipal, que favoreceu a evolução nos dados educacionais em estudo, foi a criação do Programa Nova Semente.

Fundado em 2010, mesmo ano em que as estatísticas apontam melhorias educacionais no município, o programa atende diariamente crianças de 0 a 6 anos com cinco refeições diárias, acompanhamento médico, odontológico e nutricional. Atualmente 86 prédios estão funcionando e a meta é que mais 15 unidades sejam inauguradas até o início de abril deste ano.

Ainda segundo informações do Firjan, no campo da Educação Petrolina passou a ocupar a 37° posição no ranking Estadual, conseguindo ultrapassar com isso nove municípios.

Para facilitar a identificação dos dados, a metodologia do Firjan analisa as cidades a partir de um índice que varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior é o desenvolvimento da localidade. Mesmo com um recorte municipal, é possível gerar um resultado nacional discriminado por unidades da Federação.


Alinne Torres
Assessoria de Comunicação Social - PMP

Petrolina realiza mutirão de cadastro com peixeiros nas feiras-livres

Nenhum comentário:

Postar um comentário