quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Caratecas Bonfinenses Vão Participar Da Surdolimpíadas Na Bulgária

Os caratecas bonfinenses Jardel Cerqueira Moura e José Mário Moura, formam convocados para participarem da Seleção Brasileira que vai participar das Surdolimpíadas, entre os dias 26 de julho e 4 de agosto de 2013, em Sófia, capital da Bulgária. O excelente desempenho obtido pela dupla de caratecas durante o Campeonato Brasileiro promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Surdos (CBDS), nos dias 2 e 3 de fevereiro, em São Paulo ,possibilitou a convocação dos atletas para competição de nível internacional. O próximo desafio dos representantes brasileiros e conseguir recursos financeiros para as despesas com a viagem para o continente europeu.

As Surdolimpíadas, também conhecidas por Olimpíadas para Surdos, é um evento multidesportivo internacional, organizado para atletas surdos pelo Comitê Internacional de Desportos para Surdos(ICSD). O nome é uma combinação das palavras “surdos” e “Olimpíada” aludindo aos Jogos Olímpicos.

As Surdolímpiadas acontecem a cada 4 anos, e são o evento multi-esportivo mais antigo depois dos Jogos Olímpicos . Os primeiros Jogos realizados em Paris em 1924, foram também o primeiro evento esportivo para portadores de necessidades especiais. O evento sempre teve a periodicidade de quatro anos, exceto durante a Segunda Guerra Mundial e em 1949 foi criada a versão de inverno. Originalmente,um evento de 148 atletas de países europeu cresceu para um movimento europeu.

No seu início, o evento era conhecido como Jogos Internacionais para Surdos ou Jogos Internacionais Silenciosos no período de 1924 a 1965. De 1966 a 1999 tiveram outra nomenclatura, Jogos Mundiais para Surdos, e ocasionalmente Jogos Mundiais Silenciosos. Desde 2000 adota-se o nome Surdolímpiadas.

Para participar dos Jogos, os atletas devem ter perdido 55 décibeis no seu “ouvido melhor”. Aparelhos auditivos, implantes cocheares e qualquer objeto do tipo não tem seu uso permitido na competição, visando deixar todos os atletas no mesmo nível. Outros exemplos de variação acontecem com os juízes. Invés de soprar um apito, o juiz usa uma bandeira vermelha. Na natação e no atletismo um flashvermelho é usado no lugar da pistola.

Jagurari Acontece

Governo pede que STF reconsidere decisão sobre vetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário