sábado, 16 de fevereiro de 2013

Blogueira cubana Yoani Sánchez fala sobre desencanto e falta de liberdade

A blogueira (e agora sobretudo tuiteira) Yoani Sánchez segue na cobrança de melhores condições de vida para a população. Ela registrou no microblog no qual escreve com o celular: "A sala Avelino, do hospital "A dependente", parece mais a locação de um filme de horror e abandono do que um local para curar-se".

Compartilhada com o mundo pela internet, esta visão crítica do país onde quase tudo é controlado pelo governo mas quase tudo é precário, transformou Yoani em celebridade, mundialmente amada e odiada.

Alguns a consideram um exemplo de coragem, um símbolo de luta contra a opressão. Outras têm Yoani como uma traidora, alguém a serviço de potências capitalistas, que desejam ver o fim do regime socialista cubano, visto ainda por muitos como um ideal de justiça e igualdade na Terra.

As condições em que Yoani vive em Cuba foram testemunhadas por um grupo de feirenses, que esteve com ela, gravou entrevista e entregou uma passagem comprada para que ela venha ao Brasil se receber autorização do governo, que este ano decidiu afrouxar as exigências para que os cidadãos viajem ao exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário