quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

UNIVASF INOVA AO CRIAR CÂMARA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. REPRESENTAÇÃO DISCENTE SERÁ MAJORITÁRIA NA COMPOSIÇÃO DO ÓRGÃO

Uma iniciativa pioneira vai possibilitar aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) efetiva participação na construção das políticas institucionais de assistência estudantil. A resolução que cria órgão que tratará sobre o tema, também lhe confere poderes consultivo e deliberativo acerca das ações voltadas aos destinatários de programas e projetos a serem desenvolvidos pela universidade nesta área. Trata-se da Câmara de Assistência Estudantil, instituída na Univasf, configurando-se como a primeira do país, conforme destacado pela pró-reitora de Assistência Estudantil, Isabel Angelim.

De acordo com a Reitoria, a iniciativa além de atender à demanda da comunidade acadêmica, está em consonância com os princípios estabelecidos no programa de gestão. “A Câmara terá ampla autonomia e não temos dúvida da importante contribuição deste órgão para a nossa universidade. Além disso, vem a somar com os demais espaços de discussão e deliberação que estamos constituindo na Univasf, e que já estão se consolidando com legítimo poder de voz e de voto”, afirma o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima.

A Câmara de Assistência Estudantil contará com representação majoritária de estudantes. Dos dez membros com assento permanente no órgão, sete serão oriundos do segmento discente, entre estes, dois representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os demais assentos serão ocupados por representantes da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do corpo docente e do segmento técnico-administrativo.

Conforme resolução 12/2012, a câmara tem entre as atribuições, propor diretrizes para a política de assistência estudantil, deliberar sobre alocação de recursos previstos e respectivo acompanhamento de execução, propor políticas de promoção à diversidade étnico-cultural e de gênero; de promoção do acesso, permanência e acessibilidade de estudantes com deficiência e sobre processos seletivos referentes à assistência estudantil.

Ações e Parcerias

Na primeira reunião realizada na última sexta-feira (18) com representantes do corpo discente que contou com a presença do reitor Julianeli Tolentino, a pró-reitora Isabel Angelim ressaltou o apoio de outras instâncias da instituição para a execução das diversas ações. “A Câmara também vai tratar de assuntos relacionados ao ensino e à extensão e, portanto vai precisar do assessoramento da Câmara de Extensão, do próprio Conselho Universitário (Conuni) e da Câmara de Ensino”, disse.

Como resultado das parcerias já articuladas, está em andamento, projeto de apoio pedagógico para a edição de material didático na área de matemática. Os livros que serão produzidos por docentes dos colegiados de Engenharia Agrícola e Ambiental, Civil e Elétrica serão distribuídos gratuitamente aos estudantes da Univasf, abrangidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). A ação foi proposta pelo professor Fabio Carvalho, mentor e coordenador do projeto e conta com a colaboração dos professores Edson Araújo e Damião Silva.

No próximo encontro da Câmara, marcado para 19 de fevereiro, estarão em pauta, o calendário de reuniões, a criação do regimento interno e escolha dos coordenadores e secretários. “Esta Câmara tem importância para o movimento estudantil nacional na medida em que é um precedente único. Não existe nenhuma outra câmara no âmbito nacional com este formato. Ela vai ter um papel importantíssimo para deliberar o que os estudantes realmente precisam”, avaliou a estudante e representante do Diretório Acadêmico de Zootecnia, Robisnayara Barbosa.


Ascom Univasf

Claudia Leitte comemora prêmio de melhor música do Pré-Caju 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário