quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE CONSEGUE RESTABELECER A DISTRIBUIÇÃO DAS “FITAS DE DIABETES” EM PETROLINA

Diante de várias solicitações da secretaria municipal de Saúde de Petrolina (SMS) junto à secretaria estadual de Saúde de Pernambuco (SES) pedindo o restabelecimento imediato das fitas glicosimétricas e insumos para a aferição do diabetes, a secretaria estadual informou que todos os insumos e fitas estarão chegando às centrais de abastecimento do Estado até o dia 31 de Janeiro para a redistribuição junto às secretarias municipais. O prazo foi estabelecido pela própria SES no cumprimento a demanda de cada cidade.

O município de Petrolina não recebe as fitas para Glicemia capilar desde o mês de Outubro de 2011. Sendo assim, a secretaria de Saúde de Petrolina, com base na Lei nº 11.347 de 27 de setembro de 2006 que estabelece aos Estados sua contrapartida na distribuição e assistência farmacêutica aos portadores de Diabetes Mellitus, solicitou junto às instâncias competentes do Estado de Pernambuco o rigoroso cumprimento no fornecimento dos medicamentos e insumos necessários a qualidade de vida dos diabéticos de Petrolina.

Segundo a coordenadora de Assistência Farmacêutica da SMS, Maria Thereza Moraes, a secretaria de Saúde de Petrolina vem empenhando esforço para que o Estado restabeleça o fornecimento das fitas junto às secretarias municipais e que o cumprimento dos prazos é uma cobrança da coordenação. “É de inteira responsabilidade da secretaria estadual de Saúde fornecer as fitas, insumos e seus derivados para que a prefeitura regule e faça às entregas necessárias a população”, esclarece.

Para a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, o trabalho incessante da coordenação de Assistência Farmacêutica (CAF) e o compromisso na assistência as pessoas que precisam das fitas e insumos é primordial para que a equipe de saúde intensifique as cobranças junto ao Estado. “O restabelecimento da distribuição de todo o material mostra o compromisso da secretaria de Saúde em cuidar da saúde das pessoas”, afirma. A comerciante Maria dos Anjos Castro, explica que desde 2010 faz uso de insulinas e de todo o material que afere as taxas do Diabetes distribuídas pela SMS. “Quando soube que estava com diabetes busquei a secretaria de Saúde e logo fui cadastrada. Recebo todo o material necessário para acompanhar o estágio da doença que tenho”, afirma.


Secom PMP

UNIVASF INOVA AO CRIAR CÂMARA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário