Imagem do google |
Sobre os cursos de formação profissional que serão oferecidos pelo Instituto, Anilson Gomes informou que os mesmos serão discutidos com setores da sociedade através de audiências públicas, de forma a identificar qual a vocação, qual a necessidade real do município.Quanto ao corpo funcional, Anilson Gomes disse que a expectativa é de que sejam contratados, por meio de concurso público, um número de 60 professores e 40 técnicos administrativos. “Tanto os professores como os estudantes serão selecionados através de exames. Então é bom todos irem se preparando porque assim que tivermos o prédio erguido vamos dotar essa instituição daquilo que ela merece”, informou Gomes.
Hoje o IFBA tem unidades em 19 municípios baianos, entre Campus e núcleos avançados. Juazeiro há dois anos dispõe de um núcleo avançado ligado ao Campus de Paulo Afonso, custeado integralmente pelo município em parceria com o Instituto. “Desde o primeiro momento encontramos o apoio irrestrito do prefeito e de toda sua equipe para que hoje pudéssemos estar aqui iniciando essa obra. O Instituto vem com a intenção clara de promover o desenvolvimento local e isso nos alegra muito”, disse o reitor em exercício.
Para o secretário de Educação e Esportes do município, Clériston Andrade, Juazeiro hoje vive um momento novo porque o governo entendeu que investir em educação é investir em desenvolvimento. “Não precisa ser especialista, sociólogo, economista para perceber o quanto Juazeiro cresce. Mas como alicerce desse desenvolvimento nós precisamos investir forte em educação, investir na educação básica que é tarefa do município, na formação desses meninos que depois ingressarão em institutos e instituições como IFBA”, disse o secretário, lembrando que o dia de hoje só foi possível pela articulação política que o prefeito Isaac e o deputado Daniel Almeida realizaram junto aos governos do Estado e Federal para que o município fosse atendido com mais esse investimento público.
O Assessor Estratégico e um dos responsáveis pela viabilização do terreno, junto ao empresariado local, Flávio Luiz Ribeiro, comentou sobre a dificuldade de encontrar uma área no município que atendesse a necessidade do Instituto. “Algumas áreas eram pequenas, outras não atendiam a localização geográfica que o IFBA queria. Quando encontramos esse terreno e procuramos o proprietário, o senhor Gilmar Caxias, esse foi parceiro imediato do município. Então, que essa atitude de Gilmar sirva de exemplo para outros empresários porque é preciso pensar o progresso como algo que se constroe ao longo do tempo e que precisa que todos que aqui vivem trabalhem por Juazeiro”, disse, Flávio.
O prefeito Isaac Carvalho lembrou que essa era uma conquista aguardada pela população há mais de 20 anos. “Ficávamos alegre porque o município vizinho tinha o instituto e triste porque Juazeiro não tinha. Mas hoje estamos dando esse avanço, fortalecendo a educação com a conquista de dois institutos para a região do São Francisco”, disse Isaac. “Para mim nenhuma obra é tão importante quanto uma obra que vem trazer crescimento para a nossa cidade, como é uma obra de educação. Recuperar uma avenida, uma estrada pode levar um ano, dois, traz um transtorno, mas passa. Agora o atraso na educação não se recupera da noite pro dia. Por isso o governo priorizou tanto a educação, porque entendemos que ela é a base do desenvolvimento”, discursou Isaac Carvalho.
Por Clarice Alves/PMJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário