Segundo o coordenador da ID, o enfermeiro, Dyêgo Leal, “O serviço é um conjunto de atividades realizadas por uma equipe multiprofissional nas residências dos pacientes que exigem atenção mais intensa, porém que podem ser mantidos em casa, sob atenção contínua de um cuidador”, explica. A equipe multiprofissional é formada por um médico, dois enfermeiros, uma assistente social, uma fisioterapeuta, duas técnicas de enfermagem, um assistente administrativo e um motorista, além de uma equipe de apoio para nutrição e psicologia, afirma, também, o coordenador.
“Em funcionamento desde Janeiro de 2010, a ID do HRJ já atendeu mais de 320 pacientes, com cerca de 18.600 visitas e mais de 15.700 mil procedimentos, como curativos, verificação de sinais vitais, glicemia capilar, sondas, entre outros”, complementa Dyêgo Leal.
Para a assistente social, Larissa Ferreira Possidônio, o serviço é importante por que representa um ganho para a qualidade da saúde pública prestada à comunidade local. “Com o paciente tratado em casa, ele fica livre do perigo das infecções hospitalares, tem a sua disposição o acompanhamento de uma competente equipe médica multidisciplinar e ainda facilita maior abertura de vagas nos leitos do HRJ para pacientes em estado grave”, aponta. Leal também comemora os resultados e objetivos alcançados. “É muito gratificante para todos nós da equipe da ID sabermos o quanto fomos úteis para a população de Juazeiro durante esses três anos, ao longo desse tempo, vários pacientes foram tratados e muitas reinternações foram evitadas, o que possibilitou uma melhor atendimento do HRJ à população”, finalizou o coordenador.
Eudes Sampaio Ascom HRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário