sábado, 26 de janeiro de 2013

JUAZEIRO: NO SEGUNDO DIA DE CARNAVAL O AXÉ DE LUIZ CALDAS E O SOM DA GUITARRA DE ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR TOMAM CONTA DA FOLIA

Nesta sexta-feira, dia 25, segundo dia de Carnaval em Juazeiro, não faltou energia aos milhares de foliões que lotaram o circuito da Avenida Adolfo Viana e a Orla 1 e 2 para curtirem as atrações dos trios elétricos e dos palcos alternativo e principal da Arena montada pela prefeitura.No segundo dia da folia os shows começaram mais cedo, às 19h. Entre as atrações da noite as bandas: Cheiro de Amor, que no trio elétrico arrastou uma multidão, Nanaê e artistas como Nilton Freitas, que tocou muito axé e marchinhas no palco principal da Orla 2. “É o terceiro ano que toco aqui. Muito bom fazer show em Juazeiro. Terra de gente calorosa e animada”, disse o cantor de Uauá.

O Rei do Axé, Luiz Caldas, subiu no palco oficial relembrando antigos carnavais com as famosas músicas Tieta, O Que é Que Essa Nega Quer? e muitos outros clássicos de seu repertório. Durante a apresentação Luiz Caldas agradeceu o convite ao prefeito Isaac Carvalho e a homenagem indireta aos seus 50 anos de carreira. “Bom está de volta por aqui, principalmente num momento em que comemoro mais um ano de muito axé numa cidade em que me sinto em casa”. De cima do trio, Armadinho, Dodô & Osmar também contagiou os foliões com o tradicional som da guitarra que fez muita gente tirar o pé do chão.

O prefeito Isaac prestigiou o segundo dia da festa bastante animado. “É bom ver este grande público dançar e cantar com tanta energia na maior festa popular da Bahia e do país. Que esta alegria perdure até o último dia da folia e que a tranquilidade e paz continue percorrendo todo circuito”, ressaltou.

Foliões e comerciantes aprovam nova estrutura do Carnaval
A vendedora de espetinhos do Galego, Ana Maria Santos, fez questão de elogiar a nova estrutura. “Bem mais organizada que o ano passado. Não tem bagunça. Eu estou amando. Este ano meu lucro é certo e este modelo do Carnaval deve continuar”, falou satisfeita. A opinião foi a mesma do vendedor de bebidas Osundo Ferreira. “Agora o Carnaval de Juazeiro também é para os pobres. Antes curtiam mais aqueles que podiam comprar camarotes. Este ano estou vendendo bastante, graças a Deus”, agradeceu o comerciante.

Também aprovou o Carnaval, a moradora de Juazeiro Ítala Damasceno. “Moro aqui há anos e posso dizer que esse Carnaval está muito organizado e com uma programação variada em que podemos presenciar atrações tradicionais. Adorei o show de Cheiro. Tudo está muito bom”, afirmou. A pernambucana de Salgueiro, Marileide dos Santos, não perde um ano de festa em Juazeiro. “Aqui sou bem acolhida e me divirto bastante. Este ano a segurança está de parabéns, pois é raro acontecerem brigas. Podemos ver também mais idosos e crianças aproveitando a festa”.

A festa segue até próximo dia 27 com uma programação variada, assistência à saúde reforçada, segurança fortalecida e serviços em gerais garantidos para o conforto dos foliões. Neste sábado, penúltimo dia da folia, muitas atrações estarão animando no circuito: Filhos de Jorge, Gerônimo, Xexeu, Marreta You Planeta, Baianidade, Swing Samba e muito mais.

Saúde na folia
Nos dois dias do Carnaval, a equipe de Vigilância Epidemiológica, juntamente com os profissionais de DST/AIDS já distribuiu cerca de 40 mil preservativos. A previsão é que até o encerramento da festa momesca 70 mil preservativos sejam entregues aos foliões.

O trabalho da Vigilância Sanitária também vem sendo realizado com sucesso. Nos dois dias da folia, segundo a equipe, 130 ambulantes cadastrados foram fiscalizados, entre vendedores de churrasquinho, capetas, bebidas em gerais, e demais pontos de vendas. Destes, 40% foram orientados quanto às normas mínimas das condições sanitárias: melhor condicionamento dos alimentos, vestimentas adequadas para manipulação dos produtos, dentre outras dicas.

De acordo com a equipe do SAMU, o Carnaval está tranquilo. Nos dois dias de folia apenas 15 atendimentos sem maiores gravidade foram realizados. Para continuar garantindo uma assistência adequada a comunidade, dois pontos fixos do SAMU estão montados: um localizado no CEO da Orla e outro na Arena montada na Orla 2. Estão também dando suporte aos serviços de urgências duas ambulâncias: uma localizada nas proximidades da praça Santiago Maior e a outra no ponto fixo da Orla 2.

Segurança e Serviços
Na parte da segurança, o circuito conta com a presença diária de mais de 400 policiais militares, 50 Civis, Corpo de Bombeiros, 35 profissionais, Companhia de Caatinga com 42, a Guarda Municipal com 40 agentes por dia e a CMTT com 39 agentes atuando na segurança do trânsito. A coordenação cadastrou 450 pontos de vendas entre alimentos e bebidas para atender o público, e está disponibilizando 150 banheiros químicos distribuídos no percurso da Orla 1 e 2.

Programação deste sábado:



Vânia Castro/PMJ

SEMIÁRIDO - TÉCNICAS SIMPLES MELHORAM A PRODUÇÃO DE CAPRINOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário