sábado, 26 de janeiro de 2013

Comitê promove reunião itinerante e anuncia novas ações


O anúncio de novas ações do Governo da Bahia marcou a primeira reunião itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, realizada nesta sexta-feira (25), em Jequié. O coordenador do comitê, secretário Rui Costa (Casa Civil) apresentou o conjunto de medidas aos prefeitos dos territórios de identidade Médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriça.

Para a retomada da produção serão distribuídos tratores para associações e cooperativas, cinco mil toneladas de sementes, um milhão de mudas frutíferas e implantadas 15 mil unidades de tecnologias de água, como cisternas de produção e barragens subterrâneas.

Matrizes- O secretário Rui Costa ressaltou também a distribuição de 40 mil matrizes e reprodutores de caprinos e ovinos, com 500 kits forrageiros, como uma ação prioritária para a recomposição do rebanho comprometido pela seca.
“Junto com as matrizes, distribuiremos os kits e ainda implantaremos mais de 300 estruturas hídricas para dessedentação animal, garantindo melhores condições para a retomada da produção de carne e leite dos agricultores familiares. E também mantendo a Bahia como o estado com o maior rebanho de caprinos do país”, disse o secretário. As matrizes e os kits forrageiros somam cerca de R$ 24 milhões, recursos do Governo do Estado, aplicados por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).
Máquinas – Segundo Rui Costa, o governo está atuando junto ao governo federal para que os municípios do semiárido baiano tenham uma máquina retroescavadeira para a abertura e limpeza de aguadas. “A presidenta Dilma deve anunciar nos próximos dias a universalização de máquinas para os municípios brasileiros com até 50 mil habitantes”.
Milho–Os territórios médio Rio de Contas e Vale do Jiquiriça receberão 222 toneladas de milho para alimentação animal da cota extra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que o Governo do Estado assumiu o transporte de Goiás para a Bahia. O produto chegará de modo deliveryaos agricultores a partir de semana que vem.
Para o prefeito de Planaltino, Carlinhos de Merelo, a presença do comitê na região que sofre com os prejuízos da seca é muito importante para que a realidade seja vista de perto. “A iniciativa é muito boa. Essa é uma oportunidade de sermos ouvidos e de apresentarmos as nossas demandas ao Estado”.
A reunião itinerante contou com a participação dos secretários Cézar Lisboa (Relações Institucionais), Mara Moraes (Desenvolvimento Social), Eduardo Salles (Agricultura), Cicero Monteiro (Desenvolvimento Urbano) e dos dirigentes de empresas estaduais, integrantes do comitê.
Laís Souza
Assessoria de Comunicação Casa Civil

JUAZEIRO: NO SEGUNDO DIA DE CARNAVAL O AXÉ DE LUIZ CALDAS E O SOM DA GUITARRA DE ARMANDINHO, DODÔ E OSMAR TOMAM CONTA DA FOLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário