Na quinta-feira, às 10h, o público vai conferir, pela primeira vez no Vale, o longa-metragem Deserto Feliz, dirigido pelo cineasta pernambucano Paulo Caldas. O filme, que tem no elenco nomes como Nash Laila, Peter Ketnath, Hermila Guedes, Zezé Mota e Chico Diaz, conta a história de uma jovem de 14 anos que após ser violentada pelo padrasto foge para Recife onde passa a trabalhar no turismo sexual até conhecer o afeto de um turista alemão.
A Mostra Especial exibe no mesmo horário, sexta-feira, o longa-metragem Olhos Azuis, do diretor José Joffily. O filme mostra a relação conflituosa entre um agente do aeroporto de Nova York e os latinos que tentam entrar na cidade. Durante uma tensa entrevista envolvendo um brasileiro e o norte-americano de “olhos azuis” o resultado termina em tragédia. O filme, que tem trilha sonora de Jaques Morelembaum, apresenta os atores, David Rasche, Irandhir Santos, Cristina Lago e grande elenco.
O Vale Curtas, que inscreveu este ano 175 filmes de todo o Brasil e premia os primeiros colocados com R$ 15.000,00 em espécie, prossegue até a próxima sexta-feira (11), com a exibição, em um circo armado na Porta do Rio (Orla 1), de 35 curtas metragens premiados na Mostra Competitiva Nacional. Em paralelo, também estão sendo oferecidas gratuitamente a oficina Realizando em 1 Min, ministrada pela jornalista Alice Gouveia, na sede da Cia Biruta - bairro São Gonçalo e o curso de animação “Animando o Boneco”, ministrado no Sesc Petrolina pelo roteirista, animador e diretor de TV, Quiá Rodrigues.
A cerimônia de premiação está marcada para o próximo sábado (12), no circo armado na Orla, às 20h, quando a coordenação vai anunciar os nomes e exibir trechos dos curtas premiados. Depois, o público poderá conferir a exibição do projeto Pernambuco tocando Duda - pra ver ouvir, dançar e cantar, e as participações da banda Andranjos e quarteto de Cordas Mosaico.
Segundo o coordenador do Vale Curtas, Chico Egídio o Festival já é reconhecido como um dos mais importantes acontecimentos cinematográficos do calendário brasileiro de cinema devido a grande participação de cineastas de todo o país. “Nesta edição, além dos 35 curtas selecionados na Mostra Competitiva Nacional, tivemos mais 14 curtas na Mostra Competitiva Regional, oficinas gratuitas de cinema, mostras paralelas de curtas premiados em outras edições e mesa redonda com os realizadores locais. Parte substancial desta programação também será levada nos meses de fevereiro e março para os municípios de Orocó e Dormentes, em Pernambuco e Juazeiro da Bahia”, concluiu Chico Egidio.
O Vale Curtas é uma realização da Associação Raízes, através da coordenação para o audiovisual e Associação Cia. Biruta, e conta com o apoio da Prefeitura de Petrolina e do SESC e Incentivo do Funcultura - Fundarpe - Secretaria de Cultura – Governo de Pernambuco e produção executiva da Alegria Alegria Produções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário