quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Exposição no museu do Sertão destaca o potencial do Rio São Francisco

“Um jantar ao fundo do Velho Chico”. Este é o tema da exposição que tomará conta do Museu do Sertão, a partir do próximo dia 20, trazendo as lendas, a fauna, a flora e as embarcações do São Francisco. Todas as peças expostas são produzidas, a partir do papel machê. 

Galeria dos prefeitos, casa sertaneja, espaço sacro, sala das carrancas e jardim sertanejo são alguns dos espaços encontrados no Museu do Sertão. O museu fica localizado, na cidade de Petrolina e possui um acervo de quase 3.500 peças doadas pela população.

No museu do Sertão, os visitantes têm a oportunidade de ver o resgate da história do homem sertanejo, em todos os seus aspectos. Nas salas encontram-se ícones nordestinos como: o primeiro bispo de Petrolina, Dom Malan; Coronel Quelê, patriarca da família Coelho; Joãozinho do Pharol, pioneiro da imprensa escrita no interior; o rei do cangaço, Lampião e o rei do baião, Luiz Gonzaga.

A galeria dos prefeitos reúne retratos dos antigos prefeitos de Petrolina e móveis da primeira prefeitura da cidade, do início do século XX. A casa sertaneja possui móveis e objetos datados do período Colonial, de 1550 a 1838. Objetos considerados antigos, mas que até hoje permanecem nas casas, no interior do Sertão.

Além de um espaço que traz de volta a história do passado, o museu reserva um local para mostras. As próximas exposições confirmadas no local são: “Museu Pai Chico: 10 anos contando a história do povo do sertão”, uma exibição itinerante, que traz a memória, a história e a cultura do povo do sertão, do município de Caboclo, em Afrânio. Essa exposição acontece nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro.

Cerca de 1.500 a 2.000 pessoas visitam por mês o museu. E as escolas que desejarem fazer excursão para o museu devem agendar a visita, pelo telefone (87) 3862-1943. A entrada é gratuita.
“As pessoas devem visitar o Museu do Sertão para conhecer a história da região e prestigiar as exposições e seus artistas”, relata a Secretária de Cultura, Esmelinda Amorim.

O Museu do Sertão fica localizado na rua: Esmelinda Brandão s/nº, atrás do Fórum, Centro. Funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. O local é mantido pela Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Cultura.
 

Ascom PMP

Wagner ressalta importância do Carnaval para divulgação da Bahia no exterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário