terça-feira, 25 de dezembro de 2012

SEADRUMA DESENVOLVE AÇÕES IMPORTANTES EM QUATRO ANOS DE GESTÃO MUNICIPAL

O setor agrícola de Juazeiro por muitos anos padeceu com a falta de interesse das administrações passadas e com a inexistência de uma secretaria que focasse os reais problemas enfrentados pelo o homem do campo. A Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, criada em 2009, na administração do prefeito Isaac Carvalho tem estimulado a organização dos produtores para a comercialização de produtos agrícolas no mercado interno e externo fomentando a agroindustrialização para agregação de valor; bem como promovido à economia voltada para a agropecuária de sequeiro, e a comercialização de produtos nas pequenas e médias propriedades rurais.

Durante os 4 anos de gestão, a SEADRUMA realizou e/ou participou ativamente de projetos de importância significativa para a área agrícola do município, a exemplo das feiras de Caprinos e Ovinos realizadas anualmente nos distritos de Massaroca e Pinhões. Outro destaque que veio para aprimorar os setores ligados à comercialização de carne da região foi à reabertura do Matadouro Público Municipal – ocorrida após dois anos de estabelecimento desativado. A prefeitura também realizou em 2009 e 2011 edições (XX e XXII) da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI), evento de grande importância nacional e que tem elevado às riquezas naturais do Vale do São Francisco.

Vale destacar alguns programas que tem beneficiado o produtor rural, conquistados pela atual administração, como o programa de Aquisição de Alimentos (PAA), comemorado pelos agricultores familiares, e que consiste na compra de alimentos adquiridos diretamente dos agricultores ou de suas associações, destinados a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; e o programa Garantia Safra, que assegura às famílias cadastradas e prejudicadas com a seca ou excesso de chuva o reembolso conferido pelo programa. A secretaria preocupada em oferecer as comunidades do interior, oportunidades de emprego e renda; proporcionou em 2009 cursos de aperfeiçoamento e industrialização de frutas em Lajinha e Juremal; já o núcleo de aqüicultura e pesca possibilitou em 2009 e 2010, o repovoamento com 168 mil alevinos em barragens e açudes da zona rural. Outro destaque foi a recuperação de mais de 900 km de estradas vicinais pelo setor de Recursos Hídricos que pertencia a SEADRUMA e hoje é parte integrante do SAAE.

Foram inúmeras ações realizadas, como abertura/reabertura e reforma de agências comunitárias dos Correios nos distritos do município; a realização do ‘Dia de Campo e Tecnologia com o Umbuzeiro’; a participação ativa no ‘Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocultura e Caprinocultura do Semiárido Baiano (Bioma Caatinga); parceria com a ACAVASF no projeto ‘Campo Limpo’ - de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas; além das ações realizadas pelo setor ambiental da secretaria.


Lene Radina/SEADRUMA

ONU aprova novo debate sobre tratado internacional de armas

Nenhum comentário:

Postar um comentário