domingo, 2 de dezembro de 2012

Reitor da Univasf chega a Paulo Afonso para implantação do curso de Medicina Josias Gomes festeja luta vitoriosa


Josias fala, em 12 de junho passado, durante ato que comemorou a criação do curso de Medicina em Paulo Afonso. Na mesa, o deputado estadual Paulo Rangel, o reitor da Univasf, Julianelli Tolentino, o prefeito Anilton Bastos, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Ana Clara.
O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, conversou esta semana com o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco-Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, sobre o processo de implantação do curso de Medicina na cidade de Paulo Afonso. Segundo Josias, o curso foi aprovado pelo Conselho Universitário da instituição em reunião ocorrida em 18 de outubro passado, e a previsão de funcionamento aponta para o segundo semestre de 2014.
A respeito do assunto, o reitor Julianeli estará chegando a Paulo Afonso neste domingo, 02, onde cumprirá extenso programa de encontros com autoridades e instituições locais visando as próximas ações e projeto para implantação do campus da Univasf na cidade. Na segunda-feira, o reitor vai se reunir com dirigentes da Chesf, do IFBA, da Unesb, da Fasete e com o Comando da Primeira Companhia de Infantaria. Na terça-feira, o dirigente universitário participa de café da manhã com o prefeito Anilton Bastos (grande batalhador pela implantação do curso em Paulo Afonso) e vereadores eleitos do município.
“Esta é uma notícia que nos dá a certeza – aliás, uma certeza que sempre alimentamos, juntamente com o deputado e companheiro Paulo Rangel, a despeito de alguns desesperançados – de que o curso de Medicina será mesmo implantado em Paulo Afonso, coroando toda uma série de iniciativas, desde as legítimas pressões que exercemos a partir do plenário da Câmara dos Deputados, e, Paulo, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, às reuniões com as autoridades federais em Brasília, que permitiram a criação do curso de Medicina na cidade, agora”, comentou Josias.
O mesmo pensa o deputado Paulo Rangel, que também enfatiza a participação de Josias em todo o processo; “não precisa dizer da alegria que estamos sentindo em finalmente vermos consagrado o sonho que sempre alimentamos, em parceria com o companheiro Josias Gomes, de ver o curso de Medicina ser implantado em Paulo Afonso; esclarecendo que é um sonho no qual sempre confiamos ver concretizado, principalmente porque somos parte de governos, na Bahia e no Brasil, para os quais a educação é prioridade”.
Segundo informa a Assessoria de Imprensa da Univasf, na pauta do reitor Julianeli em Paulo Afonso, na segunda e na terça-feira, estarão em pauta temas como os possíveis locais para a edificação do campus e a criação de infraestrutura para o curso de Medicina. Sobre o evento, diz o vereador eleito Luiz Aureliano, do PT: “é importante enfatizar a importância do ato para a cidade de Paulo Afonso, e, principalmente, a iniciativa da Reitoria da Univasf em dividir conosco, os vereadores eleitos do município, a vitória representada pela criação do curso de Medicina em nossa cidade, que acaba preparando a Paulo Afonso para se transformar, progressiva e seguramente, em polo universitário”.
A Assessoria esclarece, ainda, que serão viabilizados recursos orçamentários específicos e a autorização de vagas para a realização de concursos públicos, visando à seleção de professores e de técnicos. De acordo com a Comissão de Expansão, a estimativa para o campus de Paulo Afonso, segundo o Ministério da Educação (MEC), é de 60 professores, 12 técnicos-administrativos de nível superior e 18 de nível médio. O cronograma de trabalho para a implantação do campus, de acordo com a Assessoria, está sendo acompanhado por uma comissão interna, composta por docentes, técnicos e discentes, sob a coordenação do professor Marcelo Ribeiro.
A Univasf já oferece curso de Medicina no campus sede e sete programas de residência médica, em Petrolina (PE). Atualmente possui 23 cursos de graduação, distribuídos em cinco campi, sendo dois em Pernambuco (Sede e Ciências Agrárias), dois na Bahia (Juazeiro e Senhor do Bonfim) e um no Piauí (São Raimundo Nonato). O corpo discente é composto de 4.578 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário