A vitória obtida com uma grande margem, deixa o novo prefeito com uma responsabilidade maior, pois a expectativa do povo é grande e com certeza maior serão as cobranças. Daí porque é necessário começar logo o trabalho de planejamento do novo governo, as promessas de campanha eram de usar dos melhores recursos humanos, planejamento estratégico, ferramentas de gestão, reforma da máquina, isto tudo em função de elevar Casa Nova aos trilhos do desenvolvimento sustentável, trazendo bem estar social e trabalho aos seus munícipes.
Cabe lembrar que os primeiros dias do mandato de um novo administrador público são momentos extremamente delicados, pois são dias de transição em todas as esferas da administração pública municipal.
A primeira grande mudança já começou desde o momento que o TRE declarou o novo vencedor. Essa mudança passa por despercebida, mas é o alicerce principal de uma nova administração que é a filosofia adotada pelo novo gestor da cidade. Será uma filosofia descentralizadora, como da atual administração, ou centralizadora? E além, como o novo prefeito administrará a cidade? Sendo da "rua" ou do "gabinete" ou os dois?
Essa resposta não pode ser respondida verbalmente, mas com certeza será notada! Todos na cidade notarão como o novo prefeito agirá no dia-a-dia e responderão a essas perguntas naturalmente. Com certeza, esse julgamento já começou. Pois, o eleitor desde a eleição começa a acompanhar todos os passos do novo prefeito da cidade!
Com as mídias sociais e a internet, esse acompanhamento passou a ser feito em tempo real, e o julgamento do eleitor na mesma velocidade.
Sendo assim, sabemos que o mandato do novo prefeito já começou. Nesses últimos dias de 2012, dependendo da filosofia adotada, caberá exclusivamente ao novo prefeito (ou não) a escolha da nova equipe que comandará os destinos da cidade pelos próximos quatro (4) anos. Nesse momento, a cidade conhecerá não apenas a "cara" do prefeito Wilson Cota, mas também a "cara" da sua nova administração. Se será uma equipe "política", equipe "técnica" ou um misto.
Outro ponto crucial nesse momento de transição são os cargos estratégicos da cidade, como aqueles que envolvem os serviços necessários para a saúde da população como de hospitais ou postos de atendimento. Nada disso pode fechar para balanço, tudo tem que se manter funcionando, e esse será o momento mais complicado. Caberá a equipe do novo prefeito também entrar em comum acordo com a atual administração para uma transição harmoniosa principalmente nesse setor.
Ponto importantíssimo será a própria transição em si. Espera-se que o atual prefeito e sua equipe já tenham aberto as portas da prefeitura aos novos administradores. Seja para dar ciência dos atuais procedimentos adotados como também abrindo seus arquivos e demonstrativos para que a nova administração saiba desde o 1° dia o que está acontecendo na prefeitura. como é oposição suspeita-se que a equipe de Wilson Cota possa ter alguma dificuldade espera-se porem que o prefeito atual mantenha o espirito democrático e repasse tais informações.
Por último, não posso deixar de falar sobre o orçamento para 2013. Wilson Cota e sua equipe já devem está empenhados em ajustar e negociar com a atual câmara municipal o orçamento para a nova administração. Sabe-se que o orçamento do primeiro ano de mandato do novo governo sera a herança do governo anterior, e se necessário pode-se ajusta-lo, bastara para tanto boa vontade da câmara municipal e do novo gestor.
Por: Zé Carlos Borges
Por: Zé Carlos Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário