quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Estudantes vão aprender técnicas da mandiocultura e da fruticultura


A Secretaria da Agricultura (Seagri) e a Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) assinaram ontem no estande da Seagri na Fenagro convênio de cooperação técnica destinado à capacitação de estudantes para as técnicas agrícolas da mandiocultura e da fruticultura (foto).
 
O objetivo é transferir recursos para a Casa Familiar Rural, destinados à profissionalização de jovens da cidade de Presidente Tancredo Neves e dos municípios circunvizinhos. A casa está situada na Fazenda Novo Horizonte e atende a jovens estudantes que buscam a profissionalização e desejam conhecer técnicas agrícolas.
 
Cadeia produtiva – Por ser uma cadeia produtiva de grande relevância para a agricultura familiar brasileira, a mandiocultura tem espaço garantido na Fenagro, onde é apresentada pelos técnicos do órgão. O espaço chama a atenção pelo grande número de produtos beneficiados da mandioca exposto no estande.
 
Com a raiz, que está entre os nove primeiros produtos agrícolas do país, é possível fabricar polvilho doce a azedo, biscoito, bolo, vinagre, farinha, papel, iogurte e até tijolo. O engenheiro agrônomo da EBDA Paulo Beline explica para o público que até em vedação de perfuratriz de petróleo pode ser utilizado o amido modificado proveniente da mandioca.
 
Outra novidade apresentada é o projeto experimental de fabricação de etanol e aguardente de mandioca. Segundo o técnico Nereu do Monte, a qualidade do álcool produzido é superior à obtida da cana-de- açúcar. O público que visitar o estande dessa cadeia produtiva pode acompanhar o processo de fabricação, por meio de uma destilaria montada no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário