A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. (EBDA), promove, no município de Juazeiro e em Petrolina/PE, a segunda etapa do XI Curso de Produção de Sementes e Mudas, que acontece ao longo desta semana (27 a 31/08). A capacitação é destinada aos técnicos da empresa e de instituições que trabalham com agricultura familiar, no Estado da Bahia.
A metodologia aplicada para esta etapa é prática, com atividades de campo, onde serão vistas a produção de sementes e mudas. Os participantes visitarão unidades de beneficiamento, campos experimentais, laboratórios, viveiros e unidades de armazenamento de sementes.
O curso será ministrado pelos engenheiros agrônomos da EBDA, Edson Alva e Eli Santana, técnicos da Embrapa e de outras instituições. “Os participantes têm o compromisso de atuar junto aos programas de governo, principalmente no Programa Semeando, com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Atualmente, a EBDA está produzindo sementes de feijão, milho e vigna com entidades representativas dos agricultores familiares, o que garantirá a oferta de sementes produzidas no próprio Estado, em tempo oportuno”, comentou Eli Santana.
Primeira etapa
A primeira etapa do curso de produção de sementes foi realizada em Caldas do Jorro, em julho deste ano, e contou com a participação de 30 técnicos da EBDA e de empresas de Ater. As duas etapas da capacitação têm como objetivo preparar o corpo técnico dessas instituições para trabalharem com a produção de sementes nas comunidades rurais do Estado, seguindo a legislação, normas e padrões estabelecidos pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), visando a obtensão de sementes com alto padrão físico, fisiológico e sanitário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário