quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Daniel Muniz e Mário Filho crescem por fora de antigas rixas da política de Campo Formoso


Prefeita Iracy Araújo, candidato Daniel Muniz e deputado federal Josias Gomes, em Campo Formoso
Fora das marcas que rotulam a política local, Daniel Muniz e Mário Filho, que encabeçam a coligação Renovar para Crescer, em Campo Formoso, realizaram nesta terça-feira, 14, evento grandioso para comemorar a inauguração do comitê de campanha. Da coligação fazem parte o PT, o PSL e o PPL.
“O que a gente percebe na população é o cansaço com a velha gangorra política local, algo que remonta à antiguidade, onde se batiam bocas pretas e bocas brancas, e, por isto, a população cada vez mais chega junto à campanha de Daniel e Mário, com o apoio integral da muito bem avaliada prefeita Iracy”, comentou o deputado federal Josias Gomes, presente ao ato público de campanha.
Campo Formoso
O Município de Campo Formoso teve sua emancipação política em 28 de Julho de 1880, através da lei provincial de nº 2051, sendo desmembrado do município de Senhor do Bonfim. O local onde está situada a cidade de Campo Formoso foi, nos seus primórdios, um aldeamento indígena.
Os missionários da Companhia de Jesus incumbidos da catequese dos silvículas da região, prestando aos primeiros habitantes assistência espiritual e orientando-os também na vida secular, contribuíram decisivamente para a prosperidade da povoação que aí se formou. Seus primeiros colonizadores foram os portugueses, que escravizaram os índios que existiam. Esses colonizadores trouxeram novos habitos culturais, tradições e heranças religiosas do catolicismo, e o culto aos santos.
As primeiras edificações dos portugueses, além de suas casas, foram as igrejas, para as cerimônias religiosas e dias santos. Santo Antônio, santo português nascido em Lisboa, defensor dos fracos e oprimidos e também conhecido com santo casamenteiro, foi adotado como padroeiro da cidade e até hoje é comemorado o dia de Santo Antônio.
Campo Formoso também é conhecido como “cidade das esmeraldas “, por existir no povoado de Tuíutiba um garimpo com esmeraldas distinguidas como de melhor qualidade, em comparação com outros garimpos de esmeraldas do Brasil. A cidade também recebe esse título pela comercialização dessas pedras no centro da cidade – “feira do rato” – onde se comercializam as pedras do município e das cidades vizinhas, e que é o conhecido “rolo”, troca de pedras por televisores, celulares, casas, entre outros. A “feira do rato” surgiu com a descoberta das minas em Carnaíba, a 42 Km de Campo Formoso. Os garimpeiros costumavam se encontrar nesse local porque era de fácil acesso para os compradores e por lá existir bares e restaurantes.
A cidade Campo Formoso é conhecida por suas grutas. É nesse município que se localiza a maior gruta do Hemisfério Sul, a ” Toca Boa Vista”.
As informações sobre a história de Campo Formoso vêm do site do IBGE, repassadas pela Prefeitura do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário