sábado, 2 de junho de 2012

Josias Gomes quer reabertura do garimpo de esmeraldas em Pindobaçu

O deputado federal Josias Gomes, do PT da Bahia, está reivindicando ao Ministério do Trabalho, ao Departamento Nacional de Produção Mineral e ao Ministério das Minas e Energia, a reabertura do garimpo de esmeraldas na Serra de Carnaíba, no município de Pindobaçu. A exploração da reserva foi fechada recentemente por conta da morte de seis garimpeiros devido a acidentes com os elevadores que conduzem da superfície ao interior da mina.
“É necessário que haja adequações urgentes no funcionamento das minas, e que garantam a segurança dos trabalhadores, mas, o que não pode é fechar indefinidamente a exploração de esmeralda em Carnaíba, uma vez que cerca de 20.000 pessoas vivem direta ou indiretamente da atividade, e, é por isto que estamos apelando aos organismos federais para que ajam com a velocidade que o caso requer por conta do seu alcance social”, comentou Josias.
Nesta quarta-feira, 30, foi entregue ao ministro do Trabalho, Brizola Neto, em Brasília, documento assinado por Josias Gomes, e pelos também deputados federais baianos Felix Mendonça e José Carlos Araújo, ambos do PDT, pedindo a reabertura do garimpo. Já nesta quinta-feira, 31, Josias Gomes conversou com dirigentes do DNPM, em Brasília e na Bahia, e ficou acordada uma reunião na próxima semana, com o objetivo de encontrar uma solução para a reabertura da mina de esmeralda. “É possível alimentar, agora, a esperança de que essa situação venha a ser resolvida, já que há essa disposição do DNPM em buscar uma solução possível de ser implementada, garantindo a reabertura; contudo, vamos continuar insistindo para que isto aconteça rapidamente”, avaliou Josias.
Em toda a América do Sul, o que existe hoje é uma corrida pela reabertura dos garimpos, especialmente os de ouro. Em tempos de crise econômica, há esse retorno à mineração como saída, por força da valorização dos minérios no mercado internacional. Esmeralda é uma variedade do mineral berilo, a mais nobre delas. É altamente apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo. É transparente a opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes. As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil, Rússia e no Zimbábue.

Um comentário:

  1. O Blog do Zé Carlos Borges coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais.

    Você também pode nos ajudar a moderar comentários considerados ofensivos, difamatórios, impróprios e/ou que contenham palavras de baixo calão: para isso, envie um e-mail para
    Zecarlosborges@hotmail.com

    ResponderExcluir