terça-feira, 19 de junho de 2012

Governador Wagner discute economia verde e desenvolvimento sustentável na Rio + 20‏

O governador Jaques Wagner participou, no final desta manhã (19), no  Parque dos Atletas, da cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Estados e Regiões, na  Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, com a presença de governadores dos estados e governos subnacionais de todo o mundo para discutir a economia verde e o desenvolvimento sustentável. 
O evento lançará a Coalizão Global de Estados e Regiões para uma nova Economia, na qual seus membros discutirão experiências adotadas por Estados, regiões e províncias dos cinco continentes e se comprometerão com metas específicas e iniciativas que englobem as dimensões econômica, social e ambiental de desenvolvimento sustentável. Também serão apresentados casos de sucesso que aliam uma economia verde para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza, temas ligados à energia e transporte; ecossistemas, florestas e água e à importância da governança interna de estados e regiões no apoio ao desenvolvimento de um novo paradigma econômico.
A Bahia leva à Rio + 20 experiências de desenvolvimento que vem adotando no Estado em busca da integração das regiões de forma sustentável e includente, contemplando os principais avanços, projetos e desafios para três grandes eixos –inclusão social para a erradicação da pobreza, desenvolvimento sustentável e economia verde e gestão e governança sustentável. 
Sendo a Bahia o estado que reúne quatro dos principais biomas brasileiros – o litorâneo (mangues e restingas), a mata atlântica, a caatinga e o cerrado, o governo do Estado tem buscado aprimorar a gestão ambiental, sobretudo no que diz respeito às ações de modernização. O destaque, recentemente, foram as alterações na política estadual do meio ambiente e de recursos hídricos, a sanção das políticas de educação ambiental e de mudança do clima e a modernização do sistema estadual de meio ambiente. Empreendimentos como a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), energias renováveis, a exemplo da eólica e solar, e os programas como Água para Todos e Minha Casa, Minha Vida são oportunidades de desenvolvimento econômico e social que vêm sendo norteados pela conservação ambiental em todo o Estado.
A Rio+20 começou no dia 13 e se estende até o dia 22, no Rio de Janeiro. É assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário