segunda-feira, 21 de maio de 2012

PREFEITURA DE SENTO-SÉ INICIA LIMPEZA DE AGUADAS PÚBLICAS

O município de Sento-Sé, localizado no território de identidade sertão do São Francisco, a 200 km de Juazeiro, vive a pior seca dos últimos cinqüenta anos. Em situação de emergência, a prefeitura municipal vem unindo esforços com os governos estadual e federal, para minimizar os efeitos da estiagem que assola milhares de sertanejos. Ações emergenciais e estruturantes estão sendo adotadas para evitar o sofrimento de pessoas e o sacrifício de animais.
Nesta segunda feira, 21/05, foi iniciado o programa de limpeza e revitalização de aguadas. Os serviços começaram pela barragem da Lagoa do Marí, e devem se estender a outras vinte aguadas de uso público, de pequeno, médio e grande porte, como Sanharó, Itapicurú, Sitio, Capim Grosso, Tanque, Lages, Buraco/Faveleira, Flores e Rancho dos Negros.
A prefeitura também aguarda a liberação de recursos federais para a contratação de carros-pipa. Os poços artesianos e sistemas de abastecimento de água estão recebendo manutenção e reforma para evitar o desabastecimento das populações cravadas no polígono da seca.
Em localidades como Limoeiro da Batateira, Brejo da Brásida e Brejo da Martinha, as nascentes de água termal diminuíram os volumes, e os riachos que nunca haviam secado estão morrendo. Por conta disso, o município vai criar frentes produtivas de serviço para fazer a limpeza e dragagem manual dos canais. E novas áreas estão sendo mapeadas para a perfuração de poços artesianos.

Ascom Sento-Sé

Nenhum comentário:

Postar um comentário