Trabalhadores rurais de quatro comunidades de “fundo de pasto” de Casa Nova (BA), no norte do estado, tiveram um dia de grande mobilização no domingo (29).
Homens, mulheres e jovens realizaram assembleia geral onde discutiram as próximas ações coletivas para a defesa das terras na qual vivem e trabalham. O encontro aconteceu na comunidade de Areia Grande. Além de representantes da localidade, que recebeu a atividade, houve a participação de moradores de Riacho Grande, Melancia e Salina da Brica.
Na oportunidade, foram repassados os encaminhamentos tirados no 4° Seminário Regional de Fundo de Pasto, realizado em Juazeiro de 20 a 22 de abril último. Entre eles, as mobilizações que serão necessárias para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional de Iniciativa Popular, que altera o artigo 178 da Constituição Baiana.
Se a proposta for aprovada, as associações de Fundo de Pasto terão a titularidade definitiva das terras. Atualmente, elas possuem apenas concessão. Se o estado achar conveniente, pode revogar a licença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário