terça-feira, 13 de março de 2012

PROFESSORES DE INGLÊS DA REDE PÚBLICA PODEM DISPUTAR BOLSA DE ESTUDO NOS EUA

Professores de inglês do quadro efetivo da rede pública de ensino interessados em participar do programa ‘Líderes Internacionais em Educação 2013’ (Internacional Leaders in Education Program – ILEP) já podem se inscrever para concorrer à bolsa de estudo de capacitação sobre técnicas de ensino da língua inglesa.
O curso será ministrado nos EUA, entre os meses de janeiro e maio de 2013. A documentação completa para inscrição deverá ser entregue na sala 500, da Secretaria da Educação do Estado, até 23 deste mês.
Iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o ILEP é aberto a educadores das redes estaduais e municipais de todo o país. A Bahia poderá ser representada por até cinco candidatos durante o processo seletivo nacional.
Cultura inglesa 
“Importante ressaltar que todo professor de língua inglesa em efetivo exercício no ensino médio, em escola da rede pública de ensino, pode concorrer a uma vaga no programa que, além do curso propriamente, é uma oportunidade para o participante vivenciar um país de cultura inglesa”, considera a assessora especial da Secretaria da Educação do Estado e coordenadora do ILEP na Bahia, Célia Tanajura Machado.
Os interessados em concorrer a uma das vagas devem baixar o formulário de inscrição nos sites do Consed e daEmbaixada Americana, que deverá ser entregue na subsecretaria, devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola.
Para fazer a inscrição, é necessário, ainda, o currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição), carta de recomendação da Secretaria da Educação e fotografia colorida recente. Informações detalhadas sobre o processo seletivo no portal da Secretaria da Educação.
Pré-requisitos 
Para concorrer a uma bolsa, o interessado precisa estar, atualmente, trabalhando em sala de aula como professor de inglês; possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês; ter, pelo menos, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula.
Também exige-se como pré-requisito para participar da seleção do programa, fluência oral e escrita na língua inglesa e preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta à Secretaria da Educação, juntamente com os demais documentos solicitados.
O programa, que tem o objetivo principal de fortalecer o ensino da língua inglesa, inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em educação. Está previsto, ainda, um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio, para que os participantes do ILEP possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos norte-americanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário