O périplo faz parte do esforço do PT para fechar alianças regionais e acertar acordos em locais onde o partido tem encontrado dificuldades na formação de palanques. Em encontro na última semana com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, Lula mostrou disposição em atuar como “bombeiro”, para resolver insurgências locais e intervir em rachas com siglas aliadas.
Segundo reportagem do jornal O Globo, o comando petista defende como prioridades de percurso do ex-presidente, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife, capitais onde a capacidade de articulação do ex-líder nacional seria bem-vinda neste momento. Salvador, por enquanto,estaria em segundo plano, mesmo com a maioria dos partidos aliados traçando rotas opostas. Na capital mineira, o PT local decidiu apoiar a candidatura à reeleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), mas não aceita dividir palanque com o PSDB.
Em Recife, por sua vez, o PT ainda está dividido entre as candidaturas de Maurício Rands e João da Costa. Em Porto Alegre, o PT optou pela candidatura de Adão Villaverde, mas Lula já se disse simpático tanto ao apoio à reeleição de José Fortunati (PDT) quanto à candidatura de Manuela d’Ávila (PCdoB).
Nenhum comentário:
Postar um comentário