sábado, 24 de março de 2012

Defesa da indústria terá frente parlamentar

Na terça-feira (27/3), será lançada a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional. Uma inciativa do deputado Newton Lima (PT-SP), atual presidente da Comissão de Educação e Cultura.  Segundo o petista, a Frente será um espaço de debate e de ações dos representantes do setor empresarial, dos trabalhadores, do Congresso e do governo a fim de buscar meios para conter o recuo da participação no PIB (Produto Interno Bruto) na indústria brasileira. 
O coordenador da Frente afirma que esse assunto preocupa o governo e a sociedade, a ponto de unir empresários e trabalhadores num movimento em defesa do parque industrial brasileiro.
Os dados do IBGE que retratam essa realidade são contundentes e demonstram que o processo de retração da indústria na composição do PIB tem se agravado nas últimas décadas, passando de 27,6% em 1985 para 14,6% em 2011 – o mais baixo nível desde 1956.
Com a crise internacional os problemas aumentaram ainda mais. A indústria sofre os reflexos incidentes sobre o câmbio e sobre a balança comercial, que têm causado acentuada redução nos níveis de produção e na exportação de manufaturados.
Somam-se a isso a ofensiva comercial de países asiáticos que ultimamente disponibilizam no mercado produtos de alto valor agregado; mais os insuficientes investimentos em pesquisa e desenvolvimento e em inovação tecnológica; e a política de governos estaduais que adotaram medidas de incentivo fiscal a produtos fabricados em outros países, a chamada “guerra dos portos”. “Precisamos discutir e propor medidas legislativas e políticas públicas que incentivem a inovação tecnológica e valorizem o conteúdo nacional nas linhas de produção brasileiras”, justificou Newton Lima.
(Assessoria parlamentar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário