sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Veja situação da greve da PM em cidades do interior da Bahia

Paralisação começou no dia 31 de janeiro e houve adesão de municípios.

Em alguns locais, horário de transporte, comércio e universidades mudou.


Apesar dac desocupação da Assembleia Legislativa, em Salvador, na manhã de quinta-feira (9), a greve de policiais militares não terminou na Bahia. Desde o dia 31 de janeiro, quando a paralisação começou, o movimento se estendeu para cidades no interior do estado. Em todas as regiões, houve mudanças na rotina dos moradores, com o fechamento de escolas, universidades, fóruns e outros órgãos públicos.
Em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador, a greve continua. Apesar da paralisação, bancos, comércios e repartições públicas anunciam que vão funcionar normalmente. Homens do Exército estão nas ruas reforçando a segurança. No entanto, há mudanças ocorrendo por conta do clima de insegurança. Na quinta-feira, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) informou que suspendeu as atividades até que a paralisação termine. A instituição estava com aulas durante o dia e não à noite. Agora, toda a atividade acadêmica foi suspensa.
Apenas oito das 93 escolas estão funcionando. As unidades da rede municipal e particulares estão sem aulas. O Sesc e o Senai também estão parados e o sistema de transporte coletivo está encerrando a circulação às 22h, em vez de no horário habitual à meia-noite.
Região sudoeste
Em Vitória da Conquista, o movimento era tranquilo no início da manhã desta sexta-feira (10), no centro da cidade. O comércio está abrindo as portas, embora não em sua totalidade. Cerca de 80% das lojas estão funcionando. O Fórum João Mangabeira está com as atividades normalizadas e a frota de ônibus está com número total, mas com horário reduzido até as 20h.
Região Norte

No centro de Juazeiro, homens do Exército de Petrolina continuam atuando e também há presença de policiais militares nas ruas. Os homens das cinco Companhias Independentes da Polícia Militar estão voltando a trabalhar, o que desfaz o clima de tensão criado nos últimos dias.
Algumas instituições, como as escolas particulares, a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Sesi de Juazeiro aguardam um comunicado oficial do fim da greve para retomar as atividades.
Região sul
Em Itabuna, o transporte público estava funcionando normalmente na manhã desta sexta-feira. À noite, o horário foi modificado e está encerrando às 22h. Isso forçou alguns estabelecimentos comerciais a modificaram os horários de funcionamento. O shopping da cidade está fechando uma hora mais cedo, às 21h, e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) também está com aulas programadas até as 19h40.

A prefeitura de Ilhéus está decidida a manter o Carnaval Cultural de 18 a 21 deste mês, que este ano tem como tema o “Carnaval na Terra de Jorge Sempre Amado”. Parte da estrutura de camarotes já está sendo montada. O comércio nas principais cidades da região sul do estado, como Ilhéus, Itabuna, Teixeira de Freitas e Eunápolis, está funcionando até as 18h. Mas alguns comerciantes reclamam de prejuízos porque alegam que muitas pessoas estão receosas em sair de casa para fazer compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário