quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

SME de Casa Nova realiza Jornada Pedagógica 2012

Com o objetivo de proporcionar uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal de ensino, focando a processo de ensino aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, de Casa Nova,  realizou nos dias 27 e 28 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2012.  Ensinar, Desaprender e Aprender: Experiências importantes na vida do educador, foi com essa perspectiva que mais de 1,5 mil educadores participaram do evento.
A secretária de Educação Alda Xavier, não deixou de citar a situação que enfrenta o município, entretanto enumerou as diversas conquistas obtidas pela SME. “Temos a oportunidade de rever as práticas, ampliar os conhecimentos teóricos e mudar as rotas já cristalizadas, e muitas vezes, repetidas, sem sentido. Temos a necessidade de desaprender, de desvincular nossa ação educativa de modelos antigos e encontrar caminhos diferentes, mais significativos para os alunos de hoje, apresentando bases teóricas que sugerem e apontam novas formas de ensinar e de aprender. Isso é necessário, pois os professores, em geral se deparam com grandes desafios,” disse Alda.  
“A sala de aula é cada vez mais um espaço desafiador para o professor. Problemas e conflitos, oriundos da crise generalizada pela qual passa nossa sociedade, estouram dentro desse local fundamental de trabalho do educador, dificultando o exercício do seu ofício. Torna-se assim urgente que ele se agarre em algumas convicções, as quais renovem o seu entusiasmo pela profissão”, destacou o professor e ator Silvionê Chaves, ao apresentar a peça de teatro intitulada Cartas ao Professor. 
“Essa peça foi concebida exclusivamente para educadores, sendo um alimento espiritual para eles. Ela lhes mostra o quão são importantes na vida de algumas pessoas e as cartas escritas por ex-alunos comprovam essa tese. Elas comprovam que muitos professores foram fundamentais na formação intelectual e do caráter de seus educandos. Ela também quer revelar que o magistério talvez seja a profissão mais importante da sociedade, pois todas as outras dependem dela. Por mais geniais que tenham sido Albert Einstein e Guimarães Rosa, todos eles tiveram um professor ou uma professora que um dia lhes abriram as portas do conhecimento e do saber”, disse.
O professor Elísio Brasileiro trabalhou o tema que é muito discutido entre os educadores, que surge, a partir da necessidade dos professores de desaprender para aprender juntamente com o aluno numa nova perspectiva. “Quebramos velhos paradigmas. A idéia é que nessa nova educação que se vislumbra e que Casa Nova dá avanços significativos, de se construir um novo saber fruto do convívio entre professores e professores e professores e alunos”.  
e acordo com Brasileiro os educadores de Casa Nova demonstram prazer no processo de aprendizagem, mesmo que neste caminho sejam cometidos erros. “Entendo que essa forma humilde de se ver educação é que leva o educador a trazer um serviço de mais preciosa qualidade para o alunado”, disse. 
Presente no evento, o prefeito Orlando Xavier agradeceu o compromisso dos educadores para com a educação do município. “Como homem público, filho de educadores, sou reconhecedor do valor inestimável do trabalho desenvolvido por meus ilustres professores, defensores do conhecimento. Sei que a semana pedagógica é de fundamental importância para a troca de novas idéias, com o intuito de modernizar a práxis pedagógica na construção do saber. Como disse, o professor Silvonê Chaves, vocês são os provocadores da fome do aprender, da fome do conhecimento, por isso peço gentilmente para que despertem cada vez mais essa fome nos nossos alunos, que este ano letivo, que se inicia nesta quarta- feira (29), seja de grande rendimento na geração de cidadãos conscientes”, destacou.
O prefeito lembrou que em 2011 o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica foi implantado e o município de Casa Nova irá reajustar o piso salarial dos professores conforme foi divulgado pelo Ministério da Educação, na última segunda-feira (27). “O piso salarial dos nossos professores será igual ao piso salarial nacional, que passa a ser R$ 1.451, a partir do mês de março, retroativo a janeiro. Muito já foi feito, mas ainda não é tempo de descansar nem tampouco relaxar. Ainda há muito trabalho pela frente”, concluiu.
Lidiane Cavalcante
Ascom Casa Nova 

Nenhum comentário:

Postar um comentário