quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sebrae assina acordo com governo do estado para fortalecimento de cadeia produtivas

Por Zé Carlos Borges


O Sebrae na Bahia assinou, nesta terça-feira (7) um acordo com a Secretaria de Agricultura do estado para cooperação com o programa Vida Melhor. A instituição atuará no fortalecimento da Rede Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural do executivo baiano com apoio às cadeias produtivas de mandioca, mel, aqüicultura e pesca, fruticultura, bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura e oleaginosas.

Para o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Sales, o Sebrae é o principal parceiro do governo na melhoria da gestão das cooperativas e associações de agricultores familiares. “Eu não acredito em nenhum empreendimento que não tenha capacitação”, destacou.

“O Sebrae reafirma seu compromisso de participar do programa contribuindo para o desenvolvimento das competências gerenciais, necessárias à gestão dos empreendimentos, com foco no mercado”, disse a supervisora de Agronegócio do Sebrae na Bahia, Célia Fernandes. Ela discursou na abertura do II Encontro de cooperativas da agricultura familiar da Bahia, na tarde de segunda-feira (6). Célia Fernandes apresentou aos participantes do encontro a equipe da instituição que atenderá aos participantes da iniciativa.

Ainda nesta terça-feira, foi lançada para a região Nordeste a Rede Brasil Rural, do Ministério do Desenvolvimento Agrário. A rede permite o acesso, por exemplo, às chamadas públicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através do site www.redebrasilrural.mda.gov. A iniciativa oferece um mapa de ofertas onde gestores da educação e também profissionais de comércio, redes hoteleiras e supermercados podem comprar produtos da agricultura familiar mais próximos de seus municípios.

A presidente da Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), Brígida Salgado, disse que com o apoio do Sebrae já foi possível fortalecer a entidade e se livrar dos atravessadores. “O Sebrae nos ensinou a importância da união e do cooperativismo, e a melhorar a gestão. Com esta união conseguimos triplicar o preço do café orgânico produzido por 28 cooperados. Participamos de encontros, feiras e capacitações promovidos pela instituição que garantem visibilidade e credibilidade ao nosso café, aumentando assim as vendas”, comemora. A Cooperbio terá apoio do Sebrae para integrar a Rede Brasil Rural.
Rio+20

O secretário Nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jerônimo Rodrigues Souza, anunciou que a pasta vai realizar a próxima Feira Nacional da Agricultura Familiar durante a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20, em junho deste ano. Segundo ele, o objetivo é dar mais visibilidade aos produtos da agricultura familiar, em especial os produtos orgânicos.

Agência Sebrae de Notícias Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário