sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Renda per capita no Nordeste teve 2° maior crescimento real entre regiões

Por Zé Carlos Borges

O Nordeste apresentou o segundo maior crescimento no rendimento real per capita entre as regiões brasileiras, no período de 2003 a 2008, atrás apenas da região Centro-Oeste, segundo levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), ligado ao Banco do Nordeste. O escritório estima que o Produto Interno Bruto (PIB) continuará evoluindo e deve alcançar, a preços de 2010, cerca de R$ 629 bilhões dentro de quatro anos.
O crescimento implicaria uma renda per capita da ordem de R$ 11.240 na região. Os especialistas do Etene destacam os ganhos na qualidade de vida das populações locais, como demonstra a evolução do Índice de Desenvolvimento Social apurado para os estados nordestinos.
Segundo os autores, alguns fatores conjunturais contribuíram para alavancar a economia do Nordeste, como a política de crédito, mais expansionista do que no resto do País; a valorização do salário mínimo, determinante para a estrutura salarial da região; evolução regional do emprego formal e da qualidade do trabalho; ampliação do mercado consumidor, e investimentos nas áreas de comércio e serviços.
Fonte: Banco do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário