sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PARTIDO DOS TRABALHADORES FAZ ANIVERSÁRIO


 Por Anísio Filho

Nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores completa 32 anos de fundação, em dos momentos mais felizes de sua história.

Tendo nascido da luta dos trabalhadores do ABC paulista, os fundadores do partido sempre destacaram o fato de que, ao contrário dos demais partidos de esquerda, cujas fundações se deram pela liderança de intelectuais, o PT foi o único partido que teve sua fundação liderada pelos classe operária propiamente dita, tendo os intelectuais como liderados.

A trajetória política do PT foi sempre ascendente no país. Por muitos anos, foi taxado de ultra radical por boa parte da população. Mas mesmo assim, a cada eleição, o partido aumentava seu número de parlamentares, prefeitos e governadores, firmando-se, no decorrer do tempo, como instrumento de defesa da classe trabalhadora, especialmente, os menos favorecidos.

Em 1989, os petista ousaram e lançaram a candidatura a Presidente da República, do líder operário Luís Inácio Lula da Silva. Apesar de desacreditada início, a Onda Lula tomou conta do país e Lula chegou ao segundo turno, quando perdeu as eleições para Fernando Collor de Melo, em meio a reportagens polêmicas e mentirosas sobre um suposto abandono de uma filha que o metalúrgico havia tido fora de seu casamento com Dona Marisa.

Mesmo assim, a partir dessas eleições, o PT ganhou notoriedade. Cresceu significativamente nas eleições seguintes, ganhou a confiança de grande parte dos brasileiros, especialmente os mais politizados, mas mesmo assim perdeu as eleições presidenciais de 1994 e 1998, para Fernando Henrique Cardoso.

Em 2002, o PT resolveu formar um arco de alianças com a classe empresarial e políticos de centro e até de direita e, junto ao empresário mineiro José de Alencar, então Senador, consegui romper a resistência da grande massa de trabalhadores despolitizados, ganhando as eleições no Seundo Turno, contra o candidato José Serra, do PSDB.

Tendo assumido o governo em 01 de janeiro de 2003, Lula realizou um governo que deixou marcas de transformação profunda da vida do povo brasileiro. Mesmo enfrentando uma enorme crise em 2005, o partido deu a volta por cima e manteve o Presidente no poder. A cada dia de seu governo, a popularidade de Lula aumentava, e Lula se reelegeu em 2006, dessa vez, também em segundo turno, contra Geraldo Alkmin, também do PSDB, ano em que os baianos elegiam Jaques Wagner como Governador da Bahia.
Entre tantos programas implementados pelo Governo Lula, que mudaram a vida dos brasileiros estão: Fome Zero, Minha Casa Minha Vida e o Luz para Todos.


O PRONAF Programa de fortalecimento da Agricultura Familiar, criado no Governo FHC sofreu profundas alterações. O orçamento para a Agricultura Familiar aumentou de pouco mais de 02 bilhões, em 2002, para mais de 11 bilhões em 2010. A CONAB passou a comprar a produção dos agricultores familiares, tanto para a formação de estoques reguladores, como também para distribuir a população carente, além de instituições públicas de ensino, hospitais e outros 

Nenhum comentário:

Postar um comentário