Às vésperas da ceia de Natal, que acontece amanhã (24), muitas famílias já estão preparando as comidas para ter uma mesa farta. Mas, para se alimentar com bom senso e aproveitar o que os alimentos têm de bom para oferecer, é preciso conhecer cada alimento e saber o que ele têm a oferecer. As frutas secas e as oleaginosas são os mais ricos em nutrientes.
As frutas secas, como a ameixa, são consideradas alimentos funcionais, ou seja, que previnem alguns tipos de doenças, como a obstipação, devido aos seus poderes laxativos. As oleaginosas são ótimas fontes de proteína vegetal, rica em ácidos graxos insaturados, que são considerados a gordura boa, além de ser fonte de fibras e vitaminas antioxidantes. São alimentos que contêm pouca quantidade de carboidrato e seu impacto sobre os níveis de açúcar do sangue é baixo.
Uvas passas: Como todas as frutas secas, são uma boa fonte de energia. Ótima opção para se consumir antes da prática de atividade física.
Castanhas: São ricas em selênio, magnésio e ômega 3, todos potentes antioxidantes, que melhoram a função cardiovascular (prevenindo doenças cardíacas) e os níveis de colesterol sangüíneo. Apesar dessa propriedade benéfica é também rica em calorias. Logo, quem está de olho na balança não deve abusar das castanhas, limitando seu consumo para, no máximo, 3 a 4 unidades ao dia.
Amendoim: Este alimento pode prevenir problemas na próstata por possuir nutrientes antioxidantes, que ajudam na prevenção do câncer. Mas assim como as castanhas, é muito calórico e sua ingestão deve ser controlada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário