quinta-feira, 10 de julho de 2014

ENFERMEIROS PARTICIPAM DE OFICINA DE ATUALIZAÇÃO DA COLETA CITOPATOLÓGICA EM PETROLINA

Profissionais enfermeiros dos sete municípios que compõe a VIII Gerência Regional de Saúde (GERES) participaram na manhã desta quarta-feira, 09, de uma Oficina de Atualização de coleta Citopatológica, realizada pela 8ª GERES em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina.

O curso foi dividido em dois momentos (teórico e prático) e neste primeiro momento os 50 enfermeiros foram orientados pelo médico Luis Olavo Oliani sobre Patologia do Colo Uterino e pela enfermeira da AME Roza Maria, Christiane Macedo, que explanou sobre a organização e estrutura operacional das linhas de cuidado no câncer de colo de útero. A gerente da VIII GERES, Cássia Guimarães, pontua a importância da parceria com a Secretaria de Saúde de Petrolina na realização do evento. 

“Considerando que o câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer em mulheres no Brasil e, em 2012, o Estado registrou 463 mortes, vimos a necessidade de melhorar a qualificação dos profissionais. Agradeço, em particular, a Lucia Giesta por disponibilizar seus profissionais e os espaços excelentes das unidades de Saúde para realizarmos a segunda etapa da oficina”, frisou Cássia.

Nayara Medrado, enfermeira no município de Santa Maria da Boa Vista, comenta que “este momento é enriquecedor, pois nos atualizamos, tiramos dúvidas e melhoramos nosso atendimento objetivando a prevenção do câncer do colo de útero”, afirmou.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é esperado para 2014 15 mil novos casos de câncer de colo de útero. “Nosso foco é sempre ofertar um serviço qualificado para nossos usuários, por isso apoiamos ações como esta, que visa à melhoria da atuação dos profissionais, além de incentivar as mulheres a realizar o exame. A prevenção ainda é a melhor ferramenta para se evitar qualquer doença”, destacou a secretária de Saúde de Petrolina Lucia Giesta.

Estiveram presentes a secretária Executiva de Atenção à Saúde de Petrolina, Luciana Mendes e a diretora de Atenção Básica Juliana Modesto. Na próxima sexta-feira, 11, os profissionais participarão da parte prática que será realizada nas cinco unidades AME da zona urbana, onde 10 enfermeiros da rede de Atenção Básica de Petrolina estarão orientando os demais na realização do exame citológico (preventivo).

Ascom/Prefeitura Municipal de Petrolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário