quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mais uma ação da Codevasf fortalece ovinocaprinocultura na região de Irecê‏

Mais uma ação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) trará novo impulso para o desenvolvimento da ovinocaprinocultura na região de Irecê, no sertão baiano.

Foi assinado convênio entre a Companhia e a prefeitura municipal de Lapão para construção de um bodódromo na sede do município, que faz parte da área de atuação da 2ª superintendência regional da Codevasf, sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

O bodódromo será um complexo gastronômico ao ar livre, formado por restaurantes especializados em carne de bode, muito tradicional na região. Diversos pratos com a carne caprina deverão ser comercializados no local, reforçando a tradição e fortalecendo o consumo.

A obra, que será realizada com recursos oriundos do Orçamento Geral da União destinados à Codevasf por meio de emenda parlamentar, representará investimento de aproximadamente R$ 1,1 milhão. A ação se soma à reforma do Centro de Capacitação em Bases Tecnológicas para o Semiárido (Cebatsa), realizada pela Companhia, em Itaguaçu da Bahia, também na região, que teve um investimento de mais de R$ 700 mil e foi concluída neste ano.

“A construção do bodódromo está inserida em um processo de fortalecimento da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura na nossa região, assim como a recuperação do Cebatsa. No centro, realizamos o treinamento para a criação desses tipos de gado e o bodódromo será utilizado para incentivar ainda mais o consumo desse tipo de carne na nossa região”, diz Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê.

Depois da recuperação de toda a sua estrutura física, o Cebatsa já está pronto para cumprir a função de capacitar técnicos e produtores familiares, com atualização em manejos alimentar, sanitário e reprodutivo, além de servir para a realização de pesquisas agropecuárias e desenvolvimento e disseminação de tecnologias adaptadas à convivência com o semiárido. O centro tem condições de atender cerca de 500 alunos por ano e já capacitou cerca de três mil jovens e produtores rurais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário