O governador Jaques Wagner participou hoje, em Brasília, da posse do novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Antonio Dias Tóffoli. Tóffoli vai presidir as eleições deste ano e ficará no cargo por dois anos. Como vice-presidente do TSE assumiu o ministro Gilmar Mendes.
Participaram, ainda, da posse do novo ministro a presidente Dilma Rousseff e os outros candidatos à Presidência da República, como o senador Aécio Neves e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Toffoli tem 46 anos e é ministro do Supremo desde 2009, quando foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Antes, foi advogado-geral da União e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil. Especialista em Direito Eleitoral, já atuou como advogado do PT.
A cerimônia de posse também teve a presença do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, do advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, e de ministros do Supremo, como Ricardo Lewandowski e Luis Roberto Barroso. "Declaro aceitar o cargo de presidente do Tribunal Superior Eleitoral com seus respectivos deveres e atribuições em harmonia com a Constituição e com as leis da República", afirmou Tóffoli ao tomar posse. Durante discurso na posse de Tóffoli, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cobrou a "livre investigação" do Ministério Público em crimes eleitorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário