domingo, 25 de maio de 2014

Sento-Sé Vai Ter Um Exemplo de Combate a Corrupção e Defesa da Cidadania!... Para Crucificação da Velha e Expressiva História!

Depois de criar o Comitê 9840 de Combate a Corrupção e pela Ética e Dignidade na Política, as coisas têm andado no sentido de por fim a uma cultura que inebriou maioria da sociedade e dos políticos, a vê o clientelismo, o fisiologismo, a compra de voto, o uso pessoal do dinheiro público, como coisa normal e até boa, desde que traga “vantagem pessoal”.

Um grupo de pessoas idôneas e conhecidas faz história defendendo os Direitos Sociais, pela aplicação das políticas públicas, o exercício da cidadania e o combate à corrupção. Com ajuda do Comitê Estadual o grupo se organizou, juntou informações e assessorado juridicamente fez Representação na Justiça Federal – Polo Petrolina/Juazeiro que tem dado uma atenção séria e elogiável.

Foram instaurados e estão em pleno andamento um conjunto de Inquéritos Federais e respectivos Procedimentos (datados de: 29/10/2013; 14/01/2014; 20/01/2014; 06/02/2014; 24/03/2014; 11/02/2014; 13/05/2014) e delegou diversos Procuradores Federais, para investigar e dar os encaminhamentos cabíveis.

Pesquisando no Portal da Transparência, recebendo documento e informação de alguém da Prefeitura, tendo ajuda de um técnico da CGU e vendo a “olho nu”, as obras e recursos financeiros liberados pelo Governo Federal em Convênio com a Prefeitura Municipal, tivemos a certeza do superfaturamento, o desleixo e o abandono, mostram uma avacalhação indignante: 03 creches; dezenas de casas populares na sede e Zona Rural; 08 praças públicas; 01 grande escola; o dinheiro do transporte escolar; mais de R$ 4 milhões descontados dos servidores e roubados – sem repasse ao INSS; 01 Academia de Ginastica da Terceira Idade; e outras coisas mais, marcam um Esquema de Corrupção envolvendo “um grupo de pessoas” e que virará noticiário nacional e regional, pela diversidade e intensidade de crimes contra o Interesse Público.

Foi assim que se construiu uma Realidade Social absolutamente deplorável, com a miséria generalizada atingindo a uma grane parte da população, que vive adoecida, mutilada e enlutada pelas mortes por morar mal, não ter como se alimentar normalmente, sem ter onde tratar da saúde – vivendo exposta aos diversos tipos de fontes de doenças endêmicas.

Além do mais, a população comenta e lamenta um esquema de pagamento de propina para a maioria absoluta dos vereadores em troca da sustentação política do prefeito com suas astúcias.

Apesar da faceta violenta da política tradicional local, é bem antiga a Luta Política Social na identificação profunda de um “Sistema Político/Modelo Social”, maléfico, e, propondo outro de característica ética, voltado para o exercício da cidadania. Têm pessoas com décadas como militante dessa causa desde a sua juventude. Outras apenas a-iniciaram e em seguida se rederam ao malicioso costume.

Temos andado muito: Juazeiro, na Polícia Federal e Imprensa; Brasília, na CGU – Controladoria Geral da União – Sede Nacional do Comitê 9840... – em diversas instâncias da Justiça Federal – Gabinetes Parlamentares – sede da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – no Conselho Nacional de Justiça; Salvador, no Tribunal de Justiça do Estado – na Governadoria e em escritórios jurídicos e parlamentares, buscando agilidade e seriedade no andamento dos processos de combate a corrupção praticada por “políticos”, “assessores” e “falsos representantes da Justiça”.

Estamos, também, discutindo com o Ministério Público do Estado da Bahia – Promotoria de Justiça de Sento-Sé, outras representações para combater também, um mundo de casos de corrupção na Gestão Pública Municipal, fora esses citados. Temos por exemplo dezenas de servidores fantasmas que ganham salário com o dinheiro do povo e moram em outros estados e município, serviços superfaturados, falsos pagamentos, simulação de compras para emissão de notas falsas, e o “diabo a quatro”...

A nossa expectativa é positiva, temos certeza que Sento-Sé passará por importantes momentos de combate a corrupção, valorizando a luta em defesa da cidadania e a Política Pública com ética como caminho único para evitar o sofrimento das pessoas, pelo poder que ela tem de promover tudo que dá maior e melhor significado a vida.

Mesmo com o aspecto violento local, entendemos que temos de trocar o medo pela coragem e/ou agir mesmo com medo, porque se não, esses escândalos com o dinheiro público e a miserável situação de grande parte da população não se acabariam nunca.

A Justiça, onde falsos representantes se corrompem é a mesma que tem homens e mulheres de absoluto respeito e confiança!... Com a certeza que “Justiça Será Feita”!

Tais ocorrências perversas revelam e/ou fortalecem a fragilidade que determinado ser humano si submete e que nos induz a ter dó e preocupação, mesmo tendo que agir firmemente!... Representando meus pares, gostaria de não ser “duro” no trato da estupida realidade, e, como não é possível, pelo menos evito perder a compostura!

Laurenço Aguiar 
Coordenador do Comitê 9840

Nenhum comentário:

Postar um comentário