sábado, 17 de maio de 2014

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE INTEGRAÇÃO DOS PROGRAMAS BIOMA CAATINGA E ROTA DO CORDEIRO

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Cerqueira participou nesta sexta-feira (16), no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro do encontro - “Integração de esforços, estratégias e recursos entre os projetos – Rota do Cordeiro e Programa Bioma Caatinga”. O evento que tem o propósito de buscar uma interlocução entre os dois projetos através de um encontro de conhecimentos; é uma realização do Ministério da Integração Nacional, Programa Bioma Caatinga, Programa Rota do Cordeiro, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Sebrae, Governo da Bahia, Embrapa e Codevasf.

O "Programa Rota do Cordeiro" que faz parte do ‘Rotas de Integração’, do Ministério da Integração Nacional prevê a instalação de Unidades Técnicas de Referência (UTRs), onde serão implantados sistemas integrados de produção de cordeiros para abate, localizados no semiárido brasileiro em regiões tradicionalmente produtoras de ovinos, mas que apresentam baixos índices sociais e grande incidência de extrema pobreza. Espera-se que com esse programa cerca de 720 famílias sejam beneficiadas, além de técnicos e produtores que serão capacitados continuamente.

Já o programa Bioma Caatinga tem o objetivo, por meio de análise detalhada da cadeia produtiva, investir no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) em cinco municípios do estado da Bahia – Remanso, Juazeiro, Casa Nova, Curaçá e Uauá. Segundo Robério Araújo, analista do Sebrae de Juazeiro, o Ministério da Integração veio conhecer a estratégia do programa Bioma Caatinga, “pois tem interesse em aportar recursos e apoiar a cadeia de forma que ela tenha sustentação econômica”, explicou.

O encontro contou com inúmeras palestras sobre os dois programas, e atividades que já foram desenvolvidas e que ainda estão sendo encaminhas pelo ‘Bioma Caatinga’ e pela ‘Rota do Cordeiro’ que beneficiarão as comunidades contempladas. Para o secretário de Agricultura, Jorge Cerqueira investir em melhorias para as atividades desenvolvidas na zona rural é uma forma de garantir a permanência do homem no campo, com qualidade de vida.

“Acredito que além de todos os programas que tem contribuído para dá uma vida mais dignidade aos produtores rurais, investir na educação é algo consideravelmente indispensável. Estamos discutindo possibilidades de parceria entre os governos municipal, estadual e federal para implantar escolas técnicas agrícolas na zona rural, e proporcionar aos produtores a permanência no campo de uma forma mais capacitada”, destacou.

Lene Radina/ SEAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário