sexta-feira, 16 de maio de 2014

III ENCONTRO NACIONAL DE AGROECOLOGIA É LANÇADO NESTA SEXTA-FEIRA NA UNIVASF

Durante a III edição do Encontro Nacional de Agroecologia (III ENA) que acontece até a próxima segunda-feira, 19 de maio, no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro-BA serão lançadas diversas publicações como dossiê, cartilhas, curta-metragem, entre outras com foco no mote do evento “Por que interessa a sociedade apoiar a agroecologia?”. Os lançamentos acontecem durante a vasta programação, que conta com debates, mesas redondas, seminários, intervenções culturais e feira de saberes e sabores.

Os lançamentos têm como objetivo chamar a atenção da população para os principais problemas relativos à segurança alimentar, sementes crioulas, direito à terra, participação do jovem no campo, produção agroecológica, além de ser uma oportunidade para os pequenos agricultores tornarem visíveis para o restante do país. O evento é organizado pela Articulação Nacional de Agroecologia, em parceira com as organizações representativas de vários grupos sociais, e já se consolidou como um espaço de troca de experiências que resultem na promoção de meios de vida sustentáveis e valorização de práticas de produção tradicionais.

Feira de Saberes e Sabores
Durante o encontro, serão apresentados diversos produtos oriundos da agricultura familiar agroecológica na “Feira de Saberes e Sabores: Expressões da agroecologia no Brasil”, instalada no Campus da Univasf. O espaço estará aberto para visitação das 14h às 23h. A entrada é gratuita. 

As associações, cooperativas e grupos de produtores/as vão expor e comercializar produtos agroecológicos, como alimentos, plantas medicinais, remédios caseiros, artesanatos, tecnologias sociais e outros. Além de ser um espaço de trocas de conhecimentos relacionados com as alternativas agroecológicas desenvolvido nas propriedades dos agricultores/as do Semiárido Brasileiro. A feira contará com 35 estandes de expositores de várias regiões do país. Os visitantes também podem conhecer as Tendas da Cura e de contação de causos, manifestações culturais entre outras atividades. Para uma das organizadoras da feira, Lara Ângelo Oliveira, este espaço é de suma importância por agregar valor e reunir a expressão cultural dos 27 Estados presentes nos estandes. Ela também comenta da tenda de sementes crioulas, que vai acontecer ao lado da feira, possibilitando aos agricultores/as a fazer a troca de sementes e mudas da biodiversidade brasileira.

Ascom ENA

Nenhum comentário:

Postar um comentário