sábado, 10 de maio de 2014

EBDA PARTICIPARÁ DO 26º SEMINÁRIO NACIONAL DE CEBOLA

O cultivo da cultura de cebola na Bahia vem se destacando com uso do sistema de irrigação por gotejamento. Com uma produção de 150 mil toneladas por ano, o Estado é o terceiro maior produtor do país. O resultado desse trabalho, desenvolvido por pesquisadores e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (Ebda), vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), será apresentado no 26º Seminário Nacional de Cebola (Senace), que acontece paralelamente ao 17º Seminário do Mercosul, entres os dias 13 a 15 de maio, em Brasília.

O sistema de irrigação por gotejamento possibilita o uso racional da água e de fertilizantes. “Essa tecnologia permite que o agricultor produza cebolas hibridas, reduzindo pela metade a quantidade de adubo utilizado anteriormente com o sistema tradicional de plantio, aumentando significativamente a produtividade”, explica George Liborio, engenheiro agrônomo da Ebda, que estará participando do evento.

Liborio também vai apresentar o quadro quantitativo da oferta anual da produção de cebola para safra 2014, elaborado em conjunto com produtores das principais regiões do Estado: Vale do São Francisco e os municípios de Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro, Sobradinho e a região de Irecê. O evento promovido pela Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) vai abordar temas como o desenvolvimento da cadeia produtiva da cebola, tecnologias para melhorar a produção e comercialização, além de socializar experiências entre os países do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário