domingo, 18 de maio de 2014

PROGRAMA DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA ATENDE POPULAÇÃO DO SUDOESTE

Prevenção como instrumento de promoção da qualidade de vida. Com este objetivo, aproximadamente 1.200 mulheres, com idade entre 50 e 69 anos, que vivem nos municípios de Caraíbas e Maetinga, no sudoeste da Bahia, recebem atendimento até esta segunda-feira (19), do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama - Estratégia Itinerante. O governador Jaques Wagner e o secretário da saúde do Estado, Washington Couto, visitaram as duas cidades neste sábado (17) e conferiram de perto as ações do programa.

Em Caraíbas, o governador ressaltou a importância da prevenção e do diagnóstico. “Se a mulher não tem condições [financeiras] de fazer o exame, é nossa obrigação proporcionar isso. Estamos trabalhando para evitar o risco de quando a pessoa descobrir o câncer [de mama] já esteja em estágio avançado”.

Segundo o coordenador da Atenção Básica de Caraíbas, Thiago Souza, até segunda, 700 mulheres na faixa etária recomendada deverão ser submetidas ao exame (mamografia) oferecido gratuitamente. Em Maetinga, serão atendidas outras 500. Durante a ação, homens e mulheres podem fazer teste de glicemia, aferir a pressão arterial e receber preservativos fornecidos pelo Ministério da Saúde.

A dona de casa Edileuza Santos Leite, que nasceu em Feira de Santana e há sete anos vive no município de Caraíbas, ao saber que a unidade móvel, onde são feitos os procedimentos, estaria na cidade, mobilizou as vizinhas e as mulheres da igreja que frequenta. “Uma conhecida [minha] descobriu tarde que tinha câncer na mama e teve que tirar um peito. Quero fazer [o exame] sempre porque se acontecer de eu ter a doença, quero tratar e ficar boa logo”, afirmou após fazer o exame, que dura em média dez minutos.

De acordo com o secretário Washington Couto, por meio do programa estadual, quase 150 mil mulheres residentes em aproximadamente 200 cidades baianas fizeram mamografia. “Se o exame apontar alguma alteração na mama, a paciente é submetida à ultrassonografia. Se houver necessidade, também fazemos biopsia, radioterapia, quimioterapia, cirurgia e até reconstrução da mama [prótese de silicone]”.

O município de Presidente Jânio Quadros será o próximo da região a receber o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama - Estratégia Itinerante. Durante visita à região sudoeste, o governador Jaques Wagner ainda entregou as chaves de duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma para Maetinga e outra para Anagé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário