A forte chuva que caiu na madrugada deste domingo (27) em Juazeiro e Petrolina não foi de granizo (felizmente), mas bem que pareceu. Tudo começou como se fosse apenas uma leve pancada de chuva, mas surpreendeu a todos. De repente, como se não fosse mais parar, uma forte tempestade começou a cair e só parou por volta das 09h desta manhã, deixando vários pontos de alagamento nas duas cidades.
Como sempre, as áreas mais afetas são os bairros da periferia, que, sem uma infraestrutura adequada (isso sendo muito generoso, pois, na sua maioria, não tem a infraestrutura mínima), se torna sinônimo de dor de cabeça para os moradores, que têm que dar aquele "jeitinho" para se locomover. Fica difícil até para sair de casa.
Apesar de trazer um alívio na temperatura, que esteve em média 35º nos últimos dias, as chuvas desse mês de abril se tornaram quase "catastróficas" para os dois municípios. Há cerca de duas semanas, centenas de famílias ficaram desabrigadas, e algumas delas ainda continuam.
É aquela velha história: O que é bom pros outros, nem sempre é bom pra mim.
De acordo com a meteorologia, pode continuar chovendo no decorrer deste domingo, podendo, inclusive, ocorrer ventos fortes. Ainda de acordo com a meteorologia, no restante da semana ainda pode ocorrer outras pancadas de chuva, e a temperatura deve amenizar um pouco, mas o famoso "mormaço" deve incomodar muita gente, visto que as terras, apesar de ter chovido recentemente, estavam muito secas. Isso não é novidade no nosso querido e amado Sertão. Felicidade mesmo é para as pessoas que moram no interior.
Por José de Oliveira / Jornalista Foto: Thiago Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário