quinta-feira, 13 de março de 2014

Governador recepciona os 230 médicos cubanos que seguem para municípios baianos

Mais 230 médicos cubanos saíram de Salvador, na tarde desta quinta-feira (13), para os municípios que estarão atuando pelo Programa Mais Médico na Bahia. Antes disso, o governador Jaques Wagner, acompanhado do secretário de saúde do estado, Washington Couto, recepcionaram os profissionais.

Os estrangeiros passaram por uma semana de acolhimento e agora seguem para as 112 cidades baianas, completando os 1094 especialistas, com cubanos, brasileiros e de outras nacionalidades. “Estou muito contente por estar aqui e feliz por ajudar a população brasileira”, comentou um dos participantes do programa, Antônio Felipe, de 46 anos, que vai atuar na cidade de Uiui.

Durante a cerimônia, Jaques Wagner entregou os jalecos para os atuantes, concluindo as fases de entrada no programa do governo federal. “Este programa já vem se consolidando no Brasil inteiro e aqui com força maior, já que tínhamos muita carência. A chegada deles traz a felicidade da população dos municípios que eles vão atuar”, disse.

Apesar da polêmica dos médicos que desistem do programa após sua entrada, ele falou sobre o assunto e tranquilizou os moradores dos municípios. “Podem ficar tranquilos, todos querem cumprir o prazo completo”, garantiu Felipe, que já tem 23 anos como profissional de saúde.

Como forma de recepcionar os novos trabalhadores, o governador da Bahia contou experiências que viveu em parceria com Cuba e arrancou risadas do público, por conta das comparações. “Vocês vão se sentir em casa, afinal nossos povos são parecidos. A comida é um pouco diferente, mas também gostamos de coisas ‘calientes’”, brincou.

O secretário de saúde da Bahia disse que ainda neste ano mais 200 médicos devem chegar ao estado, fechando os quatros ciclos prometidos. “Estamos tendo uma resposta muito positiva do povo baiano. Mais de 80% consideram o programa bom ou muito bom.”

Além do governador da Bahia e do secretário de saúde do estado, estavam presentes na mesa a reitora da UESC, os representantes da Organização Pan-Americana, dos municípios, do Consul de Cuba na Bahia e do ministério da Saúde, no evento que aconteceu no Hotel Fiesta, em Salvador. O ex-secretário da Sesab, Jorge Solla, também esteve acompanhando a recepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário