sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Wagner embarca para o Japão e China neste sábado (18) de olho em novos negócios para a Bahia

O governador Jaques Wagner viaja neste sábado (18) para o Japão, acompanhado de Paulo Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Econômico da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), e executivos do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) e da Kawasaki Heavy Industries Ltd. (KHI). No Japão, Wagner terá reuniões com executivos do Grupo Kawasaki, um dos quatro acionistas e parceiro tecnológico do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP), localizado em Maragojipe, no Recôncavo Baiano.

Durante sua passagem pelo Japão, Wagner irá visitar, na cidade de Sakaide, um dos estaleiros da Kawasaki e manterá contato com 24 funcionários do EEP que estão recebendo treinamento no Japão, dos quais 20 são oriundos da Bahia, principalmente do Recôncavo Baiano. O governador vai aproveitar a viagem ao Japão para conhecer de perto os profissionais baianos que estão sendo treinados naquele país. “A Bahia passa por um momento importante de desenvolvimento da indústria, e a tecnologia que está sendo implantada pelo EEP é fundamental para isso. Estamos satisfeitos com o avanço da obra, que já foi 50% concluída e emprega milhares de pessoas da região. Do total de profissionais contratados, 64% são do Recôncavo Baiano”, lembrou o governador.

De Sakaide, no dia 22, Wagner segue para Kobe, onde se localiza a sede do Grupo Kawasaki, para participar de seminário em que apresentará as potencialidades da Bahia. No dia seguinte (23), Wagner viaja para Tokyo, onde se encontra com opresidente do Grupo Kawasaki, Shigeru Murayama. Na manhã do dia 24, o governador embarca para a China, e, naquele país, manterá contato com executivos de duas empresas do segmento automobilístico interessadas em instalar uma unidade fabril na Bahia. Uma das empresas planeja fabricar veículos de passeio, e a outra, utilitários de pequeno porte. Executivos de ambas as empresas já estiveram na Bahia, no final do ano passado, para prospectar o mercado e avaliar a infraestrutura e as condições oferecidas pelo governo baiano. Além de reuniões com empresas do ramo automobilístico, Wagner também se reúne com executivos do segmento de máquinas pesadas.

Sobre o grupo Kawasaki – O grupo Kawasaki Heavy Industries (KHI) compreende cerca de 100 empresas no Japão e ao redor do globo, que, em conjunto, formam o principal grupo empresarial industrial e tecnológica do mundo. O Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) investe U$S 85 milhões em transferência de tecnologia e tem a KHI também como uma de suas sócias, além das empresas Odebrecht, OAS e UTC. Hoje, a empresa tem contratos de US$ 6,5 bilhões no Rio de Janeiro. E na Bahia, juntamente com os demais integrantes do consórcio, participa com 30% do total de R$ 2,6 bilhões na construção do estaleiro baiano, o maior aporte de capital privado realizado no estado na última década.

O processo de transferência de tecnologia entre o EEP e a Kawasaki (KHI) já capacitou 40 profissionais brasileiros no Japão. O programa prevê o treinamento de profissionais brasileiros nas instalações da KHI, referência no setor naval, para garantir a eficácia e a qualidade da construção do estaleiro do EEP na Bahia. Até o fim deste ano, cerca de cem profissionais terão sido treinados e estarão aptos para multiplicar o conhecimento adquirido com os demais integrantes da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário