sábado, 28 de dezembro de 2013

ITIÚBA BA: APROVEITAMENTO DO AÇUDE JACURICI PODE MELHORAR VIDA DE MILHARES DE PESCADORES

O aproveitamento, com maior intensidade, do Açude Jacurici, localizado em Itiúba, no Território de Identidade do Sisal, pode mudar a realidade da região, impulsionar a aquicultura e beneficiar até oito mil famílias, gerando renda mínima mensal familiar de R$ 900. Esta é uma das conclusões do I Seminário Regional de Pesca e Aquicultura realizado na quinta-feira (26) pela Colônia de Pescadores Z69, no distrito de Rômulo Campos, no município, com apoio da Superintendência Estadual da Pesca do Ministério da Pesca (MPA) e da Federação dos Pescadores do Estado (Fepesba).

“O potencial é fantástico”, disse o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles. Na ocasião, ele assumiu o compromisso com o superintendente do Ministério da Pesca em Salvador, Marcos Rocha, e o presidente da Federação dos Pescadores do Estado da Bahia, José Carlos da Pesca, de discutir com o coordenador do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) na Bahia, Josafá Marinho, a utilização do açude, e a recuperação de uma unidade de beneficiamento de pescado construída há alguns anos próxima ao açude.

O Açude Jacurici, implantado no rio Jacurici, a 32 quilômetros de sua confluência com o rio Itapicuru, foi construído pelo Dnocs em 1956. Possui dois mil hectares de espelho d'água e, segundo cálculos de técnicos especialistas, usando apenas 1% da área intensivamente seria possível produzir até 40 mil toneladas de tilápia por ano, beneficiando oito mil famílias, cada uma com quatro tanques-rede e renda estimada em R$ 900. A longa estiagem deixou o açude com somente 4% da sua capacidade, mas depois da chuva dos últimos dias chegou a aproximadamente 30%. A expectativa é de que continue chovendo na região, aumentando ainda mais a sua capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário