sexta-feira, 25 de outubro de 2013

TRE: Servidor denunciado por cobrança de propina a partido é afastado

O servidor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) filmado cobrando propina para aprovar contas eleitorais, em denúncia feita pelo tesoureiro do PSD, foi afastado do órgão nesta sexta-feira (25). Joseph Rodrigues dos Santos, até então chefe da Seção de Contas Partidárias do TRE, foi afastado do trabalho por dois meses e dispensado do cargo de chefia.

O TRE também informou a abertura de de um processo administrativo para apurar o caso.

O deputado estadual Angelo Coronel diz que foi procurado por Joseph, do setor responsável pela elaboração de pareceres técnicos sobre finanças das legendas. Segundo Fernandes, o servidor pediu R$ 30 mil em troca de parecer favorável às contas do PSD referentes às eleições de 2012.

O documento serve de base para os julgamentos dos juízes eleitorais. Para fundamentar a denúncia, o deputado entregou ao MPF dois vídeos gravados recentemente em seu gabinete. No primeiro, Joseph dos Santos conversa com três assessores do parlamentar. Em um momento, diz a um deles: “Se você me der 10 mil, mais um pouquinho, eu fico satisfeito. O resto a gente pode diluir em dezembro até fevereiro, uns quatro mil”.

No segundo, o servidor aparece recebendo R$ 5 mil, valor informado por Colonel. O deputado disse que o dinheiro foi pago por um assessor apenas para comprovar o esquema de suborno. À TV Bahia, Joseph dos Santos confirmou que foi ao gabinete do parlamentar, mas negou a cobrança de dinheiro em troca de pareceres favoráveis ao PSD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário