O prefeito da cidade de Curaçá (BA), Carlos Brandão participou do Movimento S.O.S Municípios, em defesa aprovação da PEC 39 e do aumento de 2% do Fundo de Participação dos Municípios, que aconteceu em Juazeiro. O prefeito falou do evento e das recentes manifestações ocorridas no seu município nos últimos dias.
“Acho que foi um passo muito importante essa união dos prefeitos, é um alerta ao Governo Federal, porque os municípios estão em decadência, então o governo federal tem que se preocupar mais sobre a questão do FPM, senão fica difícil os municípios trabalharem”, comentou o prefeito.
Nas últimas semanas, a gestão de Brandão vem sofrendo por causa das manifestações dos professores, que na sexta-feira (25), decidiram sair em protesto pelas ruas da cidade com uma série de acusações contra o prefeito, inclusive, de desvio dos recursos da educação, além de constantes denúncias dos vereadores referente aos recursos provenientes do FNDE e FUNDEB, destinados para o pagamento de despesas da merenda escolar e transporte escolar, e irregularidades nas contas públicas. O Prefeito associou as denúncias e as acusações dos vereadores à questões políticas de grupos adversários a sua administração. “Ali não é manifestação dos professores, é de um grupo político irresponsável. Lá, com os professores está tudo em dias. Ali não é APLB, é irresponsabilidade desse grupo político que está dizendo que são professores. Esse mesmo grupinho que está fazendo essa safadeza, esse terrorismo. É só visitar Curaçá e ver o que o prefeito está fazendo, agora fica um grupo político mentindo, fazendo chantagem, isso é triste”, disse.
“Temos que fazer milagre, temos que ter um jogo de cintura. Vamos esperar os meses novembro e dezembro pra ver se vai melhorar o FPM ou se vai entrar mais recursos, temos que fazer nossa parte. Numa prefeitura, as despesas só aumentam, se os recursos não chegarem, o momento será de cortar os gastos o máximo possível , o povo tem que entender, se não, não temos condições de assumir os compromissos”, esclareceu Brandão.
Ação Popular
MOÇÃO DE REPÚDIO AS AGRESSÕES PROFERIDAS PELO PREFEITO DE CURAÇÁ AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO.
ResponderExcluirVejam como reage o nosso gestor diante das reivindicações de direitos. Trecho de uma entrevista do Prefeito Carlinhos Brandão ao Blog do Farnésio.
“Ali não é manifestação dos professores, é de um grupo político irresponsável. Lá, com os professores está tudo em dias. Ali não é APLB, é irresponsabilidade desse grupo político que está dizendo que são professores. Esse mesmo grupinho que está fazendo essa safadeza, esse terrorismo. É só visitar Curaçá e ver o que o prefeito está fazendo, agora fica um grupo político mentindo, fazendo chantagem, isso é triste”, disse.
Esta é a forma como o nosso gestor caracteriza o nosso movimento e especialmente os professores que lutam pela garantia do cumprimento às leis.
Se eu fosse uma pessoa com a mesma formação moral deste cidadão, que hoje se encontra prefeito de nossa cidade, usaria as suas próprias palavras para caracterizar, aquele que hoje se encontra com a responsabilidade de gerir o nosso município e permite que os recursos públicos sejam aplicados de maneira irregular . Porque não explicou que compraram carne de bode a R$25,00? Que a mesma merenda tem sido servida vários dias da semana? Que temos alunos sentando no chão? Que alguns alunos transportados estão com frequência irregular por falta de transporte escolar que paralisa por falta de pagamento, sendo que em uma destas paralisações dos transportadores três alunas menores sofreram acidente grave ao utilizarem uma moto de um familiar para chegar até a escola? Que não repassou aos professores recurso repassado pela União em abril, destinado ao pagamento de direitos trabalhistas gerados em 2012 ou 2011, e na inexistência destes, pagar abono? Que os profissionais contratados estão com dois ou mais meses de salários atrasados?
Dificuldades financeiras, praticamente todos os municípios brasileiros enfrentam, contudo, isto não dá o direito aos gestores de proferirem palavras de baixo calão para se referir a uma categoria que é a responsável pela transformação e pelo desenvolvimento de uma nação.
A todos aqueles, que assim como eu ficarem chocados com tamanho despreparo e acinte , independente de ser servidor da educação de Curaçá, eu peço que compartilhem e divulguem aos quatro cantos a forma como estão sendo tratados os PROFESSORES DE CURAÇÁ.
Luzia da Silva França Dantas
Coordenadora do Núcleo APLB
Curaçá-Bahia
Senhora Luzia, acredito que houve uma má interpretação da sua parte ao ler a entrevista do prefeito Carlinhos Brandão. Gostaria que retornasse ao seu próprio comentário e revisse o que foi dito pelo mesmo: “Ali não é manifestação dos professores, é de um grupo político irresponsável. Após a releitura ATENTA e sem CONTORNOS, é compreensível a qualquer um, que ele referiu-se ao um GRUPO POLÍTICO e não aos PROFESSORES. Outro ponto. Se a sua preocupação referiu-se a menção a APLB, leia NOVAMENTE e veja o ponto de vista do prefeito. Pela interpretação CORRETA , ele está em defesa à instituição citada.''Ali não é APLB...".
ExcluirEm relação a compras efetuadas pela prefeitura, cabe ao Tribunal de Contas dos Municípios e a Câmera de Vereadores a fiscalização. Assim como o cardápio da merenda servida nas escolas, é de competência do Conselho Municipal de Merenda Escolar.
Enquanto a paralisação dos transportadores, não faz com que a presença do aluno seja obrigatória nas escolas, contudo, se os mesmos utilizaram de transportes próprios para dirigirem-se a escola, é de responsabilidade da família já que as alunas são menores.Conclui-se que, o gestor responde pelos alunos, quando os referentes utilizarem o Transporte Escolar para ir á escola.
Finalizo com o que deixou claro no seu comentário. Se realmente a sua preocupação é com os professores, já que a instituição na qual a senhora é coordenadora defende essa classe, porque então a atribuição de outros comentários de maneira MAQUIADA e POLÍTICO PARTIDÁRIA, com a intenção de denegri a imagem do gestor atual? Será que a senhora pertence ao grupo político DERROTADO nas urnas na última eleição, a que REALMENTE o gestor se referiu?
Gente a que ponto chegamos com uma entrevista dessa? Pra mim isso foi o limite de tudo, ele realmente superou sua ignorância, desrespeito, falta de compromisso, arrogância.... Como um gestor q foi eleito pelo povo diz em entrevista: é irresponsabilidade desse grupo político que está dizendo que são professores. Pregou tanta coisa bonita q chegamos a acreditar q Curaçá estaria em boas mãos, mais infelizmente caímos nas mãos dos BRANDÃO, família terrível..... Isso merece ser denunciado, n podem se calar, cade a secretaria de Educação q n se pronuncia??? ABSURDO! REPUDIO TOTALLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL
ResponderExcluirpude
ResponderExcluiro que o prefeito Carlinhos brandão falou não é mentira ali não era manifestação e sim o grupo de pessoas as quais não estão fazendo parte da gestão atual e que estar incomodado com o que o atual gestor estar fazendo riacho seco não tenho o que falar padra branca era abandonada cheia de lixo e hoje estar tudo limpo então eu pergunto sera a consciência que estar doendo por não terem feito nada.... fica a dica...
ResponderExcluirConcordo plenamente. O que o gestor realizou em 10 meses, outros gestores não realizaram em 12 anos no PODER !
ExcluirPor esse motivo, '' OS CONTRA'' estão indignados com a eficiência do atual gestor.
tudo que estamos ouvindo e uma pouca vergonha, isso sim desse cidadao que se diz prefeito, para começar ja começou errado com compras de votos, mas, queridos professores nos estamos solidarios com voces porque o cerco esta se fechando para o grupo do ignorante chefao, a policia federal esteve exatamente ontem pela prefeitura, porque deus e justiça e ele por amor a alguns justos ira trazer em breve a recompensa.e,esse cidadao que se diz ofendido, quero dizer que riacho seco nao esta bem nao,ja esteve hoje estamos sem medico e ambulancia e vejo levando doente ate curaça o vereador flamber,eu enquanto folego tiver estou estarei utilizando dessas teclas para falar a verdade doa em quem doer.
ResponderExcluirEm primeiro , acredito que deve-se utilizar ''dessas teclas'' quando se tiver ao mínimo uma noção de regras ortográficas da Língua Portuguesa. Contudo, acho direito de todo cidadão expressar-se, desde que tenha um senso crítico FORMADO e não COMANDADO.
ExcluirE quanto ao vereador Flamber ''levando doente ate curaça'' ( como foi digitado por você), de repente pode ser um meio para ganhar votos.
Ressalvo que DEUS É JUSTIÇA e a recompensa já chegou desde do dia 1 de janeiro de 2013 para a população de Curaçá. ''DOA EM QUEM DOER'' !
ola, essa e pra rir mesmo, enquanto o municipio sofre o que se diz prefeito faz suas palhaçadas e os puxa sacos acompanham, porque parece que nao sabem nem o que e trabalho,essa e boa.
ResponderExcluirola, essa e pra rir mesmo, enquanto o municipio sofre o que se diz prefeito faz suas palhaçadas e os puxa sacos acompanham, porque parece que nao sabem nem o que e trabalho,essa e boa.
ResponderExcluirEu não sei como anda Riacho Seco nem Pedra Branca, mas aqui nas agrovilas esta de mal a pior, tem escola que mesmo antes da greve ja devia 21 dias de aulas e so querem um pretesto para não ter aula, e os verdadeiros preojudicados são os alunos. Mas gostaria de saber como serão pagos esses dias? Fica a dica!
ResponderExcluirPela leitura do seu relato, é visto que você não sabe ''como anda'' as Agrovilas também. Antes de fazermos qualquer tipo de comentário, os fatos devem ser analisados. É por isso, que vou esclarecer as situações.
ExcluirHá escolas que foram reformadas, salas e banheiros construídos onde antes não existiam, visando dar condições básicas para os alunos estudarem. Demissões de profissionais contratados conforme determinação da Promotoria Pública, somado com falecimentos de entes queridos pela comunidade(como sempre foi de costume não haver aula, por se tratarem de familiares de alunos e professores, representantes de agrovilas), o que resultou em alguns dias letivos sem aula. Os motivos foram justos, e cabe aos diretores das escolas a reelaboração do calendário do ano letivos com a reposição do dias em que não houve aula.
Já que você não deixou nenhuma dica, eu faço questão de deixar uma especialmente pra você: antes de expressar-se com a utilização da frase '' esta de mal a pior'' como comentário NESSA entrevista, lembre-se; o gestor é Carlinhos Brandão, o ano é 2013 e não estamos em um passado político onde o gestor engajava-se PERFEITAMENTE nessas palavras MAL e PIOR. Hoje a expressão É de BEM A MELHOR. Atualize-se!
quero informar ao ofendido cidadao que me expresso da maneira que achar melhor na digitaçao e que nao sou nem um analfabeto; sou pedagogo formado pela uneb, sentiu se ofendido pela verdade do seu prefeito, ele vai responder a justiça pelas compras das carnes;merenda, o desvio de dinheiro dos transportadoderes;e o leite,e se nao fosse pouco agora a greve dos transporttadores, isso em tao pouco tempo na prefeitura, como diz o povo movimento gente porque curaça esta arruinada,e cada vez pior, nunca se viu tamanha barbaridade antes e para resposta a sua duvida passei no vestibular que passei pela nota excelente em redaçao, isso e ,forma de xpressar os sentimentos e redigir um texto, comotambem boa colocaçao ortografica,nao me preocupei ainda em relaçao as teclas mas sou inteligente o bastante para aprender; agora nesse mandatode carlinhos muitos precisam fazer curso de como ser educado , inclusive o prefeito ,voces se merecem, e o final dessa historia ruim para curaça saberemos logo,logo, quem viver vera.
ResponderExcluirÉ UMA VERGONHA UMA PESSOA ELEITA PELO POVO CHAMAR OS EDUCADORES DE TERRORISTA E SAFADOS ,LOGO SE VÊ QUE É UM INGNORANTE,ANALFABETO QUE GOVERNA O MUNICIPIO.VERGONHA,VERGONA.NUNCA SE FEZ TANTA BAGUNÇA EM TÃO POUCO TEMPO.
ResponderExcluir